Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Finanças pessoais

O que você realizou nesse ano que está terminando?

Faz dias que a música Happy Christmas do John Lenon não sai da minha cabeça. Você se lembra dela? Ele e a Yoko criaram essa versão da música em 1971 clamando pela paz, pelo final da guerra no Vietnã.

A celebração do Natal e a proximidade do ano que termina propiciam um momento perfeito para refletirmos sobre o que fizemos e o que deixamos de fazer. O tempo é inexorável e não para; a cada ano que termina se esgota o prazo que determinamos para realizarmos determinados sonhos e projetos e paramos para avaliar nossos erros e omissões e celebrar nossas conquistas.

A carga de trabalho ocupa cada vez mais o espaço individual, novas tecnologias redefinem o tempo destinado às atividades familiares e o acesso ao crédito modifica e distorce nossos hábitos de consumo.

Para alguns de nós talvez a letra da música remeta a alguma guerra interior que nos impede de avançarmos, de alcançarmos o propósito de viver, de sermos felizes.

O refrão da música, "a guerra acabou, se você quiser" é uma mensagem muito forte. Muitos dos obstáculos que encontramos pelo caminho são criados por nós mesmos e somente a nós compete eliminá-los e superá-los. A forma como você se relaciona com o dinheiro pode representar uma batalha, batalha que você julga perdida. Cabe a você decidir como e quando essa guerra deve terminar.

DEIXAR EM 2013

Você travou uma batalha com o dinheiro em 2013? Pense em quais foram os pontos que provocaram atrito individual ou em família e deixe tudo isso em 2013, não leve na bagagem para 2014. Estabeleça um plano para transformar os erros em acertos e identifique as lições aprendidas.

Estabelecer prioridades e limites, além de fazer um bom planejamento antes de sair por aí gastando é a única maneira de assegurar que seu dinheiro está financiando seus objetivos de vida, os projetos que de fato têm significado na sua vida.

Muitos vivemos inebriados pela febre do consumo, atarefados com o trabalho, envolvidos com as redes sociais, consumindo produtos e serviços que valorizamos pouco mas são importantes para sermos reconhecidos pelas tribos ou grupos aos quais pertencemos.

Você já teve a coragem de se perguntar sobre o seu propósito pessoal e como usar o dinheiro como meio de realizar esse propósito? Pense nisso.

LEVAR PARA 2014

Leve na bagagem tudo o que você fez de bom. Se você já tem o bom hábito de planejar, avalie e explore oportunidades de melhoria. Esteja certo de que sempre podemos fazer melhor. Pense ou repense o significado de sua vida e como as finanças podem te ajudar a trilhar o caminho que você escolheu. O dinheiro é apenas um meio para alcançar seu propósito de vida.

Influencie positivamente as pessoas que te cercam propagando sua experiência vencedora e gratificante de convivência e relacionamento feliz com o dinheiro. Que ele seja sempre utilizado para alavancar e acelerar as conquistas que realmente importam, movidas pelo coração.

Que o ano que se aproxima seja seu tempo de paz. Consigo mesmo, com o trabalho, com a família, com suas finanças. Feliz Natal e Feliz 2014!

Segue uma tradução livre da música para motivar e inspirar você.

Então é Natal...

E o que você fez?

O ano termina e começa outra vez.

Então é Natal...

Celebre com seus entes próximos e queridos

jovens e idosos.

Feliz Natal! Feliz Ano Novo!

Que ele seja muito bom

Sem medos, que a felicidade seja o tom.

Então é Natal... (a guerra acabou)

Para os fortes e fracos, (se você quiser)

Para os ricos e pobres

É longo o caminho a percorrer.

Então é Natal... (a guerra acabou)

Para pretos e brancos, (se você quiser)

Amarelos e vermelhos.

Vamos parar todas as guerras.

Feliz Natal! Feliz Ano Novo!

Que ele seja bom

Sem medos, que a felicidade seja o tom.

A guerra acabou, se você quiser.

A guerra acabou, agora.

www.bmibrasil.com.br


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página