Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Mercado Aberto

MARIA CRISTINA FRIAS - cristina.frias@uol.com.br

-

Resorts do país registram ocupação recorde em 2013

Graças ao turismo de eventos, os resorts brasileiros tiveram em 2013 o melhor ano de sua história, com uma taxa de ocupação recorde, ao redor dos 60%, e uma alta de 9% nas receitas.

Em 2012 e 2011, a ocupação havia ficado em 57% e 52%, respectivamente, segundo dados da Resorts Brasil (associação nacional do setor).

"O segmento corporativo foi o que registrou a melhor performance. Queremos aumentar mais a participação dele no resultado geral do setor", afirma o presidente da entidade, Daniel Guijarro.

O impacto dos eventos no faturamento dos resorts dobrou de 2008 para 2013 e chegou a 30% do total.

Para o próximo ano, a perspectiva é de manutenção da taxa de ocupação e aumento das receitas em 6%.

"Como 2013 foi muito bom, se permanecermos com essa performance, já será ótimo."

A Copa deverá favorecer algumas companhias. Ao todo, 15 resorts associados à entidade são candidatos a receber seleções. Oito deles têm contratos quase fechados.

A projeção para os empreendimentos que não acomodarem delegações é de uma receita semelhante à deste ano. "Haverá manutenção ou expansão do resultado."

-

o que estou lendo

Carlo Bottarelli, presidente da Triunfo

"As Leis Secretas da Economia", livro escrito pelo ex-presidente do Banco Central Gustavo Franco, é a atual leitura de Carlo Bottarelli, presidente da Triunfo Participações e Investimentos.

"Gosto muito do enfoque do livro. Gustavo Franco mostra o que há por trás de questões como sistema financeiro e gastos públicos", afirma.

O autor "desmistifica a economia brasileira e mostra que muitos dos paradoxos que vivemos não são tão contraditórios assim."

-

ALAVANCA CORPORATIVA

O Costão do Santinho, em Florianópolis, fechará 2013 com sua taxa de ocupação acima da média em mais de cinco pontos percentuais.

O mercado corporativo representará 58% do faturamento. Esse será o terceiro ano em que o segmento corresponde a mais da metade da receita, de acordo com Rubens Régis, diretor do resort.

O ano que vem, porém, deverá ser de desaceleração. Enquanto o faturamento da empresa deverá registrar alta de 17% em 2013, a previsão é que atingirá 6% em 2014.

"Será um crescimento só para repor a inflação.", diz.

A maioria dos eventos que o empreendimento hospedará será até maio, antes da Copa. "Depois, ficará mais fraco. Trabalharemos pesado para incrementar o turismo de lazer no segundo semestre", acrescenta.

Apesar de credenciado, o Costão do Santinho não deverá receber nenhuma delegação durante o Mundial.

-

FUTURO MELHOR

A situação financeira pessoal deverá melhorar daqui a um ano, na comparação com o quadro atual, para 43% dos consumidores americanos entrevistados pela empresa de pesquisa Ipsos.

A parcela dos que acreditam que o cenário vai piorar é de 13%. Outros 44% afirmam que nada deverá mudar.

Os jovens com 18 a 32 anos são os mais otimistas --60 % dos ouvidos nessa faixa etária projetam que as finanças pessoais irão melhorar, enquanto 8% estão pessimistas.

Entre os mais velhos (49 a 65 anos), somente 34% preveem um avanço no futuro.

A pesquisa também abordou hábitos de consumo. De acordo com o estudo, 39% dos entrevistados afirmam que pagam integralmente a fatura do cartão de crédito todos os meses.

Foram ouvidos 2.016 cidadãos americanos com idades entre 18 e 65 anos.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página