Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria
Foco
Nos EUA, duas novas revistas sobre futebol pegam carona na Copa 2014
Publicações afirmam ter circulação ainda baixa, mas crescente, e verba publicitária
Esporte ainda pouco popular nos Estados Unidos, o futebol está em alta e movimenta negócios editoriais. Duas revistas sugerem que pode ter sucesso a primeira tentativa séria de ocupar um nicho de mercado que conta com uma audiência apaixonada.
A "Eight by Eight" foi lançada em Manhattan há cerca de dois meses e a "Howler" está no mercado há um ano.
As publicações, trimestrais, tiveram começos modestos, mas seus fundadores, com décadas de experiência em grandes veículos como as revistas "Esquire" e "National Geographic", esperam que o entusiasmo com a Copa 2014 eleve os números de assinantes, ainda baixos.
O torneio é assistido por bilhões de pessoas no mundo. E uma pesquisa recente da rede de esportes ESPN incluiu um futebolista --o argentino Lionel Messi-- entre os dez atletas favoritos de seus leitores norte-americanos.
Anos atrás, George Quraishi, co-editor da "Howler", trabalhava para a editora Condé Nast, e seu sócio Mark Kirby, para a revista "GQ". Os dois costumavam jogar futebol juntos às quartas-feiras, no píer 40 em Manhattan. "Queríamos falar de algo que amamos", diz Quraishi.
De modo semelhante, Robert Priest, um dos fundadores da "Eight by Eight", é um amante do esporte. O britânico Priest, 67, vive nos Estados Unidos desde 1979, e treinou os dois filhos quando jogavam futebol infantil.
Mas paixão não basta para pagar as contas. A "Howler" decolou graças a US$ 69 mil obtidos com a ajuda do site Kickstarter e "considerável" apoio publicitário da Nike e do beIN Sport, o canal de esportes da rede de notícias Al-Jazeera, segundo Quraishi.
Ele é o único funcionário de período integral, o que ajuda a controlar os custos.
O quarto número da "Howler" sai nos próximos dias. Quraishi disse que as assinaturas, que custam US$ 50 ao ano, estão chegando a 5.000, e crescem a cada edição.
Perguntado sobre o motivo para que acreditasse no sucesso de sua revista, Priest apontou para os anos de sucesso financeiro que conquistou fazendo projetos de design para revistas.
Priest e sua sócia Grace Lee dizem ter obtido "centenas de milhares de dólares" em capital para bancá-la e que a primeira edição saiu com 4.500 cópias.
As revistas diferem na abordagem: a "Howler" é uma revista que envia jornalistas a lugares como México e Roma para reportagens longas. O primeiro número da "Eight by Eight" dedica a maior parte de suas páginas a fotos e ilustrações.
Jornalistas conhecidos de Reino Unido, Alemanha, França e EUA publicaram textos nas revistas, entre os quais Graham Parker, do "Guardian", e Jonathan Wilson, da "Sports Illustrated".
Ainda que as organizações tenham decidido lançar revistas em papel, elas também usam a mídia digital. Priest disse que o site oferecerá apresentações multimídia e venda de produtos. Quraishi expandiu a presença on-line da "Howler" nos 12 últimos meses, com podcasts e boletins noticiosos por e-mail.