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Nos EUA, duas novas revistas sobre futebol pegam carona na Copa 2014

Publicações afirmam ter circulação ainda baixa, mas crescente, e verba publicitária

TIMOTHY PRATT DO "NEW YORK TIMES"

Esporte ainda pouco popular nos Estados Unidos, o futebol está em alta e movimenta negócios editoriais. Duas revistas sugerem que pode ter sucesso a primeira tentativa séria de ocupar um nicho de mercado que conta com uma audiência apaixonada.

A "Eight by Eight" foi lançada em Manhattan há cerca de dois meses e a "Howler" está no mercado há um ano.

As publicações, trimestrais, tiveram começos modestos, mas seus fundadores, com décadas de experiência em grandes veículos como as revistas "Esquire" e "National Geographic", esperam que o entusiasmo com a Copa 2014 eleve os números de assinantes, ainda baixos.

O torneio é assistido por bilhões de pessoas no mundo. E uma pesquisa recente da rede de esportes ESPN incluiu um futebolista --o argentino Lionel Messi-- entre os dez atletas favoritos de seus leitores norte-americanos.

Anos atrás, George Quraishi, co-editor da "Howler", trabalhava para a editora Condé Nast, e seu sócio Mark Kirby, para a revista "GQ". Os dois costumavam jogar futebol juntos às quartas-feiras, no píer 40 em Manhattan. "Queríamos falar de algo que amamos", diz Quraishi.

De modo semelhante, Robert Priest, um dos fundadores da "Eight by Eight", é um amante do esporte. O britânico Priest, 67, vive nos Estados Unidos desde 1979, e treinou os dois filhos quando jogavam futebol infantil.

Mas paixão não basta para pagar as contas. A "Howler" decolou graças a US$ 69 mil obtidos com a ajuda do site Kickstarter e "considerável" apoio publicitário da Nike e do beIN Sport, o canal de esportes da rede de notícias Al-Jazeera, segundo Quraishi.

Ele é o único funcionário de período integral, o que ajuda a controlar os custos.

O quarto número da "Howler" sai nos próximos dias. Quraishi disse que as assinaturas, que custam US$ 50 ao ano, estão chegando a 5.000, e crescem a cada edição.

Perguntado sobre o motivo para que acreditasse no sucesso de sua revista, Priest apontou para os anos de sucesso financeiro que conquistou fazendo projetos de design para revistas.

Priest e sua sócia Grace Lee dizem ter obtido "centenas de milhares de dólares" em capital para bancá-la e que a primeira edição saiu com 4.500 cópias.

As revistas diferem na abordagem: a "Howler" é uma revista que envia jornalistas a lugares como México e Roma para reportagens longas. O primeiro número da "Eight by Eight" dedica a maior parte de suas páginas a fotos e ilustrações.

Jornalistas conhecidos de Reino Unido, Alemanha, França e EUA publicaram textos nas revistas, entre os quais Graham Parker, do "Guardian", e Jonathan Wilson, da "Sports Illustrated".

Ainda que as organizações tenham decidido lançar revistas em papel, elas também usam a mídia digital. Priest disse que o site oferecerá apresentações multimídia e venda de produtos. Quraishi expandiu a presença on-line da "Howler" nos 12 últimos meses, com podcasts e boletins noticiosos por e-mail.


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