Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Exportação ajuda retomada do setor nos EUA

DO "NEW YORK TIMES"

O ressurgimento da indústria automobilística dos EUA ganhou uma fonte improvável: as vendas para outros países.

As exportações de veículos fabricados nos EUA cresceram 80% de 2009 a 2012. E as exportações em 2013 (de janeiro a outubro) ficaram cerca de 9% acima das de um ano antes.

Não são apenas as montadoras de Detroit que estão se beneficiando dos atrativos internacionais.

Fábricas de montadoras japonesas e europeias no país também estão expandindo firmemente suas exportações, criando empregos e ampliando seu investimento para acompanhar a demanda internacional.

"Isso está se tornando parte mais importante de nosso negócio a cada ano", diz Robert Carter, vice-presidente sênior da Toyota.

De fato, as montadoras estão acrescentando modelos novos às suas linhas feitas para exportação. No mês passado, a Ford disse que começará a exportar o Mustang pela primeira vez, em 2015.

Em 2012, as fábricas dos EUA exportaram 1,8 milhões de carros, utilitários esportivos e veículos comerciais leves, número que deve ter subido para dois milhões em 2013.

Embora isso ainda represente uma fração dos 15,5 milhões de veículos que devem ter sido vendidos em 2013 no país, o crescimento das exportações destaca o quanto os modelos fabricados nos EUA se tornaram competitivos em todo o mundo, devido à sua qualidade e ao custo moderado de fabricação.

Desde que o país saiu da recessão, as montadoras vêm se beneficiando dos custos mais baixos para a energia e a mão de obra, bem como de fábricas mais enxutas e eficientes.

"É provável que as exportações continuem a crescer, já que os EUA têm uma estrutura de custos que é mais competitiva, com produtos melhores", diz Xavier Mosquet, do Boston Consulting Group.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página