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Saiba como se proteger de fraudes contra o consumidor

Golpistas procuram dados em redes sociais, alerta Serasa

As fraudes têm se aperfeiçoado com mais rapidez do que as empresas conseguem combatê-las, diz Maria Zanforlin, superintendente de serviços ao consumidor da Serasa Experian, companhia de informações financeiras.

Por isso, é preciso ficar atento para não engrossar as estatísticas sobre esse crime, afirma. Um dos cuidados, de acordo com Maria, é avaliar que informações pessoais vão ser disponibilizadas em redes sociais, por exemplo.

"É importante ter bastante cautela ao decidir quais informações você vai compartilhar, porque um fraudador, com base em uma informação sua, como o CPF, consegue criar uma identidade falsa, praticamente um clone seu, e sair no mercado aplicando golpes", afirma.

A Serasa registra uma tentativa de fraude a cada 200 consultas à sua base de dados. Isso significa que a cada 14,8 segundos ocorre uma tentativa de fraude.

Mas há ferramentas, gratuitas e pagas, disponíveis para quem deseja se proteger da ação dos fraudadores, diz a executiva.

Uma delas é o cadastramento de documentos roubados. O consumidor cadastra em sites de empresas de informações financeiras quais documentos foram roubados e envia, por e-mail, uma cópia do boletim de ocorrência.

"Toda vez que uma empresa quiser saber obter um dado sobre esse consumidor, vai ter a informação de que o documento foi roubado", diz.

Assista à entrevista

folha.com/no1393183


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