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Dilma não vai entregar novas ferrovias

Norte-Sul e Oeste-Leste deveriam ter partes prontas ainda sob Lula; Valec diz investir em projetos para evitar atrasos

Projetos malfeitos, licitações suspeitas e falta de licenciamentos atravancam trabalhos nas duas ferrovias

DIMMI AMORA DE BRASÍLIA

A presidente Dilma vai terminar seu mandato sem conseguir concluir duas ferrovias estratégicas, que deveriam estar parcialmente prontas ainda no governo Lula.

Trechos da Fiol (Ferrovia Oeste-Leste), na Bahia, e da Norte-Sul estão sendo feitos pela Valec, a estatal responsável por ferrovias.

A Norte-Sul permitirá escoar com menos custos a safra agrícola da região Centro-Oeste em direção a portos no Norte e no Sudeste. A Fiol, por sua vez, vai dar condições para o início da exploração de uma das maiores minas de minério de ferro do mundo.

As duas obras que estão atrasadas foram contratadas na década passada, com projetos classificados pelos órgãos de controle como de má qualidade, que resultaram nos atrasos e aumentos nos custos das obras.

A Valec afirma que vem nos últimos anos seguindo as recomendações de órgãos de controle para melhorar a qualidade dos projetos com que são feitas as licitações, para evitar atrasos na execução.

A ferrovia baiana foi anunciada em 2007, com previsão de que um trecho fosse inaugurado em 2010 e toda ela fosse concluída em 2012. Até agora, apenas metade das obras do primeiro trecho foi feita. A Valec promete concluir a operação em dezembro de 2015. Não há previsão para o segundo trecho.

Os problemas da Fiol mostram que o governo aprendeu pouco com o fracasso da Norte-Sul, que se arrasta há quase três décadas.

Problemas que paralisaram as obras da primeira linha repetiram-se. Vários trechos da obra foram paralisados pelo TCU porque foram licitados com projetos sem qualidade.

Quando a proposta definitiva ficou pronta, foram necessários aditivos que encareceram e descaracterizaram o que foi licitado, gerando novas paralisações.

Como o projeto definitivo foi feito sem licenciamento ambiental, vários trechos da linha devem passar em áreas sensíveis, o que dificultou a aprovação pelo Ibama.

A Norte-Sul tem dois trechos atualmente em obras. O primeiro --entre Palmas (TO) e Anápolis (GO)-- chegou a ser inaugurado, em 2010, pelo então presidente Lula.

Naquele ano eleitoral, o governo informou que 98% das obras estavam prontas. Mas o volume concluído era menor e o tráfego de trens era inviável. Desde então, a Valec vem tentando concluir a obra. A promessa mais recente é entregar a linha até março.


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