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Começa temporada de liquidações em SP

Boa parte das lojas, porém, deve começar a dar descontos apenas na volta das férias

INGRID FAGUNDEZ DE SÃO PAULO

Após crescimento pequeno das vendas no no Natal, o comércio começa as liquidações de início de ano com descontos entre 10% e 70%.

Mas boa parte das promoções só deve começar no fim do mês, segundo a Alshop (associação dos shoppings centers).

"É quando as pessoas voltam das férias. Historicamente, é nesse momento que se dão os maiores descontos", diz o presidente da Alshop, Nabil Sahyoun.

Outro fator a levar em conta é que, à medida que os dias passam, os preços tendem a diminuir. "Os lojistas precisam se desfazer do biquíni que em 2015 vai estar ultrapassado. É a última chance de vendê-lo. Os preços vão baixando até o último patamar", diz o professor da FGV Elias Frederico.

Essa tendência de baixa dos preços ao longo das promoções ocorre tanto nas liquidações sazonais quanto as programadas, em que lojas escolhem um período para liquidar boa parte de suas mercadorias.

O problema é que, se o consumidor esperar muito, pode ficar sem o produto que quer.

Frederico, da FGV, afirma que as lojas investem mais na variedade do que na quantidade dos itens e, assim, muitos acabam rápido.

SHOPPINGS

Em São Paulo, todos os 84 shoppings da cidade têm lojas que oferecem ofertas, segundo a Alshop. Em menor medida, também há descontos no e-commerce.

As promoções, principalmente dos setores de vestuário e de eletroeletrônicos, servem para as lojas se desfazerem do estoque do ano passado, abrindo espaço para novos produtos.

Para o professor, as ofertas do primeiro trimestre não devem reanimar o varejo, que teve o pior crescimento nas vendas de Natal em 11 anos.

O economista da Associação Comercial de São Paulo Marcel Solimeo estima que as vendas devem crescer 3% no primeiro trimestre em comparação ao mesmo período de 2013. "Será um pouco melhor, mas nada incrível. Pelo menos vamos crescer", disse.


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