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Novo carro popular é top em segurança

Futuro carro de entrada da Volks é o 1º da categoria a ter classificação cinco estrelas para adultos no Latin NCAP

Para diretor técnico do programa, resultado mostra que os veículos estão melhorando em proteção aos ocupantes

FELIPE NÓBREGA DE SÃO PAULO

O VW Up! recebeu classificação máxima cinco estrelas para adultos --e quatro para crianças-- no teste de impacto do Latin NCAP (Programa de Avaliação de Carros Novos da América Latina), o melhor resultado de um modelo nacional de entrada (veículo popular do fabricante).

Até então, apenas modelos de categorias superiores haviam recebido a mesma nota, como o Ford EcoSport, o Ford Focus (que é feito na Argentina) e o VW Jetta (México).

Segundo a Volks, o bom resultado no "crash test" do Up!, que será lançado no mês que vem, é consequência da estrutura reforçada do carro, que usa diferentes combinações de aço conforme a região da carroceria.

O modelo também traz de série sistemas de ancoragem para fixação de cadeirinhas e indicador de não afivelamento dos cintos de segurança dianteiros.

EVOLUÇÃO

O Latin NCAP avaliou ainda o Renault Clio. O compacto conseguiu classificação três estrelas para adultos.

No teste anterior, divulgado em julho do ano passado, o veículo obteve nota zero no caso da proteção para ocupantes dianteiros. Já a classificação uma estrela para crianças se mante inalterada.

Devido ao baixo desempenho, a montadora resolveu aprimorar o compacto, reforçando a estrutura da porta do motorista e acrescentando airbags, que passaram a ser itens obrigatórios por lei.

Para Alejandro Furas, diretor técnico do Global NCAP, a ação realizada pela Renault comprova a efetividade do programa para incrementar os níveis de segurança em veículos à venda na região.

O programa já avaliou aproximadamente 30 modelos à venda no país desde 2010, quando foi criado.

Há cerca de dois anos, os testes revelaram que o nível de segurança dos carros vendidos na América Latina era inferior aos padrões globais.

Na época, a Proteste (associação de defesa do consumidor e parceira do Latin NCAP) chegou a afirmar que a maioria dos populares produzidos e comercializados no país estava 20 anos atrás dos europeus em relação a segurança veicular.

COMO SÃO FEITOS

No teste de colisão frontal, o veículo bate 40% da dianteira contra uma barreira deformável à velocidade de 64 km/h. No lateral, o automóvel recebe uma batida na região da porta do motorista por meio de uma barreira deformável montada em um veículo padronizado de 850 kg que se desloca a 50 km/h.


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