Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Outro Lado

Plano de negócios define injeção, afirma banco

DO RIO

O BNDES diz que não "escolhe" as companhias que recebem apoio e que só inicia o processo de análise do investimento ou do crédito "a partir da apresentação dos planos de negócio".

O banco ressalta ainda que a compra de participações acionárias ou debêntures ocorrem com recursos gerados a partir da compra e venda de ações já na carteira da BNDESPar, "sem uso de recursos provenientes do FAT [Fundo de Amparo ao Trabalhador] ou do Tesouro."

Para o banco, "o apoio ao movimento de internacionalização permitiu às empresas ocupar posições de maior relevância nos principais mercados produtores e consumidores" do mundo.

O BNDES diz que sua atuação contribuiu para melhorar o "porte, estrutura, governança, práticas socioambientais" das companhias e ajudou o Brasil a "se tornar o maior exportador mundial de carne bovina, com impacto positivo para a balança comercial do país".

Cita o crescimento de 60% na receita em dólares das exportações de carne bovina (US$ 6,1 bilhões em 2013) e 40% para carne de frango (US$ 7,5 bilhões em 2013).

Sobre as dificuldades financeiras de algumas empresas, o banco afirma que "são movimentos naturais num setor que até pouco tempo era absolutamente pulverizado e bastante informal."

No caso do Independência, o BNDES diz que seguiu "o rigoroso rito de análise" de suas operações e "tem tomado todas as medidas cabíveis para recuperar o investimento".


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página