Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Recall envolve 34 modelos e inclui de Audi a Fiat 147

Defeito em peça de reposição do sistema de direção feita até para carros que já saíram de linha pode causar acidente

Cerca de 65 mil articulações axiais com problema foram vendidas, segundo a fabricante SKF do Brasil

DE SÃO PAULO

O consumidor que submeteu seu carro a reparos no sistema de direção de setembro para cá deve ficar atento ao recall anunciado ontem, que, diferentemente dos chamados tradicionais, feitos por montadoras, é promovido por uma empresa de autopeças e afeta componentes específicos para reposição.

Segundo a fabricante SKF do Brasil, um lote com 86.864 unidades de articulações axiais foi produzido com problema. Cerca de 65 mil unidades chegaram a ser comercializadas, das quais 47 mil delas já foram recolhidas.

A peça, que transmite os movimentos da direção às rodas, pode, no modelo defeituoso, romper-se integralmente com o veículo em movimento, causando perda da dirigibilidade e, em certos casos, acidentes.

PARA REPOSIÇÃO

O lote defeituoso foi desenvolvido para 34 modelos, incluindo importados, como o VW Bora e o Ford Explorer, e automóveis que já saíram de linha há décadas, entre eles os Fiat 147, Oggi e Panorama.

Os demais modelos são: (Audi) A3; (Fiat) Brava, Elba, Fiorino, Idea, Pick-Up, Premio, Siena, Strada, Tempra e Uno; (Ford) Courier, Eco- Sport, Escort, Fiesta, Ka e Ranger; (Chevrolet) Agile, Celta, Corsa, Classic, Meriva, Montana, Prisma e Tigra; (VW) Golf e New Beetle.

As peças problemáticas estão no lote VKY 49 com finais 04, 05, 13, 15, 24, 25, 34, 36, 37, 58, 59, 70, 73, 77 e 81, fabricadas entre 23 de agosto a 3 de novembro do ano passado, com código de fabricação 0813, 0913 e 1013.

Como esse é um componente interno e de difícil identificação, a fabricante de autopeças SKF recomenda que o consumidor, mesmo aquele que não saiba a marca do item trocado, procure o mecânico para que possa identificar a origem e a data de fabricação da peça.

A companhia disponibiliza o telefone 0800-141-152, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, além do e-mail fale.conosco@skf.com e do site www.skf.com.br, para informações adicionais.

O tempo estimado para a substituição das articulações axiais no carro é de aproximadamente duas horas, e o serviço é gratuito.

RECORDE

O número de recalls no Brasil cresceu 62% no ano passado e alcançou número recorde. Em 2013, foram feitas 109 campanhas, ante 67 no ano anterior.

Os dados foram divulgados pela Senacon (Secretaria Nacional do Consumidor), do Ministério da Justiça.

Em relação a 2003, quando o levantamento teve início, o aumento foi de 230%.

O setor de automotores foi o que mais fez campanhas de recall em 2013, com 61 chamados, 55,9% do total.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página