Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Financiamento imobiliário registra alta de 17% em 2013

Percentual médio financiado atingiu 64,9% do valor do imóvel

DANIEL VASQUES DE SÃO PAULO

O número de imóveis financiados com recursos da poupança cresceu 17% em 2013, para 530 mil unidades, segundo os dados da Abecip (Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança).

Em valores, a elevação foi de 32% ante o ano anterior e atingiu R$ 109,2 bilhões.

Para o presidente da entidade, Octavio de Lazari Junior, inadimplência e desemprego em níveis baixos e confiança do consumidor e renda em alta foram os principais fatores para a expansão.

A expectativa da Abecip é que o volume de crédito cresça 15% neste ano, chegando a R$ 126 bilhões.

O balanço da entidade mostrou ainda que o percentual médio financiado atingiu 64,9% do valor total do imóvel, ante 63,8% no ano anterior. Em 2005, por exemplo, os mutuários davam mais da metade do valor do bem de entrada, financiando, na média, 47,8% do total.

Segundo Lazari, citando dados do Banco Central, o crédito imobiliário era responsável por 3% do endividamento das famílias em 2005 e passou a representar 15% em outubro passado, dado mais recente disponível.

Apesar da elevação, o executivo diz que o ritmo de avanço é sustentável. Um dos principais motivos, acrescenta, é que boa parte dos tomadores de crédito pagava aluguel e deixou de arcar com essa despesa. Outra razão é que a inadimplência no setor é baixa, atingindo 1,8% dos contratos.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página