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Google vende divisão de celulares da Motorola à Lenovo por US$ 3 bi
Gigante da tecnologia havia concretizado compra da marca por US$ 12,5 bi há menos de 2 anos
Empresa chinesa, maior fabricante do mundo de computadores, comprara em 2005 divisão de PCs da IBM
Durou menos de dois anos a investida do Google como fabricante de celulares. A gigante da tecnologia anunciou ontem a venda da unidade de aparelhos móveis da Motorola para a chinesa Lenovo.
O valor do negócio, US$ 2,91 bilhões, representa 77% menos que os US$ 12,5 bilhões que o Google pagou pela Motorola Mobility em maio de 2012 --data em que a aquisição, anunciada em agosto de 2011, foi efetivada.
O Google vai manter "a vasta maioria" das patentes da Motorola, o grande interesse da aquisição de 2012 --até hoje a mais cara da história da empresa.
Dessa forma, o Google continua com proteção legal para seu sistema Android, o mais usado em smartphones em todo o mundo.
O negócio livra o Google de uma dor de cabeça: a empresa teve prejuízo de US$ 2 bilhões com a Motorola Mobility desde 2012, e o quadro de funcionários foi reduzido de 20 mil para 3.800.
Também reduz riscos de atritos com fabricantes que utilizam o Android, como a sul-coreana Samsung.
A venda, no entanto, deixa o Google sem um plano B caso a Samsung, que detém 40% do mercado do Android, decida priorizar o sistema operacional que está desenvolvendo, o Tizen, disse Geoff Blaber, analista da CCS Insight.
Sob o controle do Google, a Motorola lançou os celulares Moto X e Moto G. A fatia da marca no mercado, no entanto, caiu desde então, de 3,1% para 1,7%, de acordo com a Strategy Analytics.
INVESTIDA CHINESA
A aquisição é a mais nova investida Lenovo em busca de crescimento via aquisição de empresas ocidentais. Em 2005, a companhia chinesa, que é hoje a maior fabricante de computadores do mundo, adquiriu a divisão de PCs da então gigante IBM.
Na semana passada, anunciou a compra de uma unidade de servidores da companhia norte-americana.
"O negócio dá à Lenovo uma marca em celulares. É algo similar à compra da divisão de PCs da IBM, que funcionou muito", disse Ken Dulaney, analista da Gartner.
Segundo a Lenovo, a aquisição da Motorola vai ajudá-la a crescer nos mercados norte-americano, latino-americano e europeu de smartphones.