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Shopping registra alta de 8,6% nas vendas em 2013
Setor inaugura 38 estabelecimentos; faturamento desacelerou no período
O faturamento com as vendas em shopping centers no Brasil chegou a R$ 129,2 bilhões em 2013, um crescimento de 8,6% em relação a 2012.
"Esse índice é quase quatro vezes maior que o crescimento do PIB, então, relativamente, o setor continua bem", afirma Luiz Fernando Veiga, presidente da Abrasce (associação do setor).
Apesar do crescimento, foi o menor índice registrado ao menos desde 2007, segundo dados divulgados ontem pela Abrasce. Desde aquele ano, as taxas anuais de crescimento desse mercado sempre foram superiores a 10%. Em 2010, a alta foi de 23%.
Segundo Veiga, o esfriamento seguiu o cenário da economia nacional: "Podemos voltar a crescer mais, desde que a economia saia dessa areia movediça".
Embora as vendas tenham aumentado a ritmo menor, houve alta de 4,2% nas visitas mensais a shoppings, que chegaram a 415 milhões, e de 13,5% na área bruta disponível para lojas. No ano passado, foram inaugurados 38 shoppings, um recorde, de acordo com a Abrasce.
Veiga afirma que esses novos estabelecimentos contribuem menos para o faturamento do setor por não terem atingido a "plenitude de receita". "Costumamos dizer que um shopping só amadurece depois do terceiro Natal", afirma.
No total, o país tem 495 desses empreendimentos espalhados por 173 cidades. Metade deles está em municípios que não são capitais.
Neste ano, a previsão é que sejam inaugurados 40 novos centros de compras, sendo 30 fora das capitais.
Mesmo assim, a expectativa é de crescimento de faturamento menor em 2014, com alta de 8,3%. Uma projeção que Veiga diz ser conservadora, por não levar em conta os efeitos da Copa do Mundo.
"A Copa deveria melhorar a receita, mas já começa um movimento contra ela [que pode gerar protestos, causando queda de faturamento]", diz o executivo. "Então, preferimos anular o evento da projeção do faturamento."