Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Indiano conduzirá Microsoft na era pós-PC

Responsável pela computação em nuvem da empresa vira presidente-executivo em meio ao desafio dos aparelhos móveis

Satya Nadella substitui Steve Ballmer; Bill Gates deixa a presidência do conselho e será 'consultor de tecnologia'

DO "FINANCIAL TIMES"

A Microsoft apostou suas fichas num especialista em computação em nuvem para comandá-la na era pós-PC.

Satya Nadella, 46, veterano com 22 anos de experiência na empresa, substituirá Steve Ballmer como presidente-executivo.

Ele será apenas o terceiro presidente da maior companhia de softwares do mundo, depois de Ballmer e do cofundador Bill Gates.

A promoção de Nadella, nascido na Índia e até agora o encarregado dos negócios empresariais e de computação em nuvem da companhia, põe fim a uma busca iniciada em agosto e que inicialmente envolvia mais de cem candidatos.

Diversos executivos muito conhecidos teriam sido abordados, como Alan Mulally, presidente da Ford, e Mark Hurd, presidente da Oracle.

"Durante esse período de transformação, ninguém melhor que Satya Nadella para liderar a Microsoft", disse Gates em comunicado.

Gates, aliás, deixará a presidência do conselho. Assumirá novo papel como "consultor de tecnologia.

John Thompson, membro do conselho supervisor da empresa e encarregado de presidir a comissão que selecionou o novo presidente-executivo, substituirá Gates como presidente do colegiado.

DESAFIOS

O processo seletivo de cinco meses intensificou o debate sobre o futuro da Microsoft, que controlava o mundo da tecnologia --tanto de uso doméstico quanto empresarial-- quando seu sistema operacional Windows equipava todos os computadores.

Esse domínio vem sendo erodido nos últimos dez anos, com o surgimento de novos softwares e aparelhos móveis, criados por empresas como Apple e Google, que dizimaram as vendas de PCs.

"Há grandes oportunidades adiante para a Microsoft, mas, para aproveitá-las, precisamos de foco claro, ação rápida e transformação continuada. Uma grande parte do meu trabalho será acelerar nossa capacidade de levar produtos inovadores aos clientes com mais rapidez", disse Nadella após o anúncio.

Os 22 anos dele na Microsoft incluíram passagens pela divisão de serviços on-line, que inclui o buscador Bing.

Nos dois últimos anos, Nadella era o homem da nuvem, com a responsabilidade de conduzir a companhia a uma era na qual os clientes empresariais esperam que empresas como a Microsoft hospedem boa parte de sua estrutura de tecnologia da informação on-line --ou na nuvem.

Gates, que deixou a Universidade Harvard em 1975 para criar a companhia, em sociedade com Paul Allen, foi presidente do conselho da Microsoft por mais de 30 anos.

Ele entregou o comando executivo do grupo a Ballmer em 2000. Desde que deixou as operações diárias da empresa, em 2008, vem dedicando seu tempo à filantropia, por meio da Fundação Bill & Melinda Gates.

Ballmer, que manterá seu posto no conselho, foi um dos primeiros funcionários da Microsoft. Ele também é um dos maiores acionistas da companhia, com 4% de participação.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página