Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Preço de frete de soja dispara com início de transporte da safra

Em um mês, valor sobe até 53%; Santos faz exigências que podem encarecer serviço

DA REUTERS

Os preços dos fretes rodoviários dispararam nos últimos dias em importantes regiões agrícolas do país com o começo do escoamento da nova safra de soja.

Levantamento da consultoria Informa Economics FNP registrou aumento de 53% no período de menos de um mês no frete entre Cascavel (PR) e o porto de Paranaguá e de 27% entre Rondonópolis (MT) e o porto de Santos (SP).

"Já se começa a sentir o efeito da procura por soja nas zonas portuárias brasileiras", diz o analista da FNP Aedson Pereira. Mas ele considera que as empresas compradoras já incluíram os patamares mais altos dos fretes nas negociações antecipadas de soja.

A corretora Centrogrãos, de Cuiabá, que monitora os preços de fretes no país, estima o frete entre Sorriso --maior município produtor de soja de Mato Grosso-- e o porto de Santos em R$ 288 por tonelada. No entanto, os valores podem subir para até R$ 320 por tonelada no pico da safra, alerta o diretor da corretora, João Birkhan.

"Agora tem que protocolar a chegada a Santos, é complicado. O mesmo caminhão faz menos viagens por mês, mas o caminhoneiro continua com a mesma prestação de financiamento", disse.

Numa tentativa de evitar congestionamentos e confusões registrados na safra passada no porto de Santos, autoridades paulistas estão exigindo agendamento dos caminhões para descarregar.

O Brasil começou a colher safra recorde de grãos. Só de soja, são 10% a mais, chegando perto de 90 milhões de toneladas.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página