Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Livro é estímulo para mudar vida profissional

Loja virtual vira principal ocupação de corredor que lançou obra para contar sua guinada

RODOLFO LUCENA DE SÃO PAULO

Um livro mudou a vida de Márcio Villar, 46, botafoguense, casado, ex-analista de sistemas desempregado e hoje um microempresário que sonha com o crescimento de sua loja virtual.

O motor da virada não foi, porém, a leitura de obras religiosas ou esotéricas, manuais de autoajuda ou guia de empreendedor, mas, sim, a produção do próprio livro, em que conta sua trajetória de ex-gordo a ultramaratonista de fama internacional, capaz de percorrer distâncias de mais de 700 quilômetros de uma só vez.

As coisas aconteceram mais ou menos ao mesmo tempo: em outubro do ano passado, foi demitido da construtora onde trabalhava havia 12 anos. "A empresa parou de construir e foi demitindo um a um", lembra.

Pouco antes, havia ficado pronto seu livro "Desafiando Limites", que publicou por conta própria, insatisfeito com a proposta de uma editora que propôs colocar a obra no mercado e lhe dar R$ 3 de cada livro vendido a R$ 30. "Eu faço a história e eles ganham o dinheiro? Nada disso", disse ele para si mesmo.

E tratou de organizar uma forma de vender sua obra.

O caminho encontrado por Villar foi a montagem de uma loja virtual.

Além de comercializar a obra, havia a perspectiva de vender produtos esportivos de empresas parceiras de Villar. Afinal, àquela altura o corredor amador já tinha fama internacional no pequeno mundo dos ultramaratonistas (corredores que se dedicam a percorrer distâncias superiores à da maratona, que é de 42,195 km).

RECORDES

Começou em um dia de 2002. Atrasado para o trabalho, o analista de sistemas tentou correr para pegar o ônibus, mas foi derrotado pelos 98 quilos que carregava no corpo de 1,73m. Achou que era hora de dar um basta: "Mocotó", apelido levado por causa de seu gorduroso regime alimentar, passou a fazer dieta e se inscreveu em uma corrida.

Foi paixão à primeira vista, reforçada meses depois, quando Villar foi comprar roupa nova e entrou numa calça 42 --seu manequim pré-corrida era 48.

"Saí ligando para todo mundo e contando, minha vontade era berrar de alegria no shopping", afirma.

Persistiu nas corridas, começou a ter sucesso nas provas, descobriu a maratona e logo resolveu fazer percursos mais longos, apesar da dureza de treinar por horas a fio de madrugada e ainda realizar a jornada normal na construtora.

Valeu a pena. Villar hoje ostenta títulos exclusivos. É o único atleta do planeta a percorrer 705 km na serra da Mantiqueira pela Ultramaratona dos Anjos e o único a correr 509 km nas profundezas da floresta amazônica pela Jungle Marathon. Foi o primeiro do mundo a completar o circuito internacional de ambientes extremos (provas de 217 km em montanha, neve e deserto).

Tudo sem deixar de lado seu novo ganha-pão. Já vendeu mais de 1.800 livros e sua loja virtual (www.lojamarciovillar.com) hoje oferece quase 200 itens. Com meio ano de vida, fatura por mês de 25% a 30% a mais do que Villar ganhava como empregado.

E há sonhos de ampliação: "Pretendo começar a vender produtos de outros esportes e, até o fim deste ano, abrir uma loja física", anuncia o empresário.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página