Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Mercado MPME

Empresas pequenas usam seguro para atrair e reter mão de obra

Seguradoras têm planos simplificados para negócios de menor porte e facilitam contratação

Busca aumentou com diminuição de oferta de planos individuais, depois de regulamentação da ANS

FILIPE OLIVEIRA DE SÃO PAULO

Para incentivar pequenas empresas a dar benefícios aos funcionários, seguradoras estão oferecendo produtos simplificados para o segmento.

A Brasilprev, empresa de previdência complementar do Banco do Brasil, reformulou sua oferta para micro e pequenas empresas em outubro do ano passado.

Entre as mudanças, estão a facilitação da contratação (feita nas agências) e a redução das taxas de administração conforme aumentam os valores investidos.

Também é possível contratar a previdência na modalidade averbada, na qual o empresário não tem custo para disponibilizar o plano para os funcionários.

Segundo Mauro Guadagnoli, superintendente comercial da Brasilprev, nos últimos três meses do ano passado os valores depositados por funcionários de micro e pequenas empresas foram 2,5 vezes maiores do que em todo o ano de 2012.

No segmento de seguros de vida, seguradoras têm produtos na modalidade global, em que o cliente contrata um valor único de seguro para todos os funcionários. No caso de morte, a indenização será o seguro contratado dividido pelo número de segurados.

O vice-presidente da SulAmérica Carlos Alberto Trindade Filho diz que o modelo é adequado para empresas menores por elas terem, em geral, menos diferenças salariais entre os funcionários.

SAÚDE

Outro segmento que cresce entre as pequenas empresas, apesar de ser o de maior custo, é o de planos de saúde, diz André Martins, sócio da corretora de seguros Brasil Insurance.

Segundo ele, o movimento acontece em parte devido à diminuição de planos individuais no mercado por causa da regulamentação da ANS (agência reguladora do setor) sobre reajustes de preços.

Isso tem incentivado a oferta de planos para empresas a partir de dois funcionários desde o fim de 2012.

Na Direct Talk, empresa de tecnologia para atendimento ao cliente, planos de saúde são uma das estratégias para atrair e manter bons profissionais, segundo Telma Tardivo, 36, chefe da área de cultura organizacional.

Ela diz que a empresa oferece plano com custo mensal de cerca de R$ 300 por pessoa, sendo que os profissionais arcam com 20% do valor. Hoje são 65 funcionários.

"Quando a empresa que oferece o plano pediu um reajuste dos valores, levei para uma reunião e disse que, caso alguém não estivesse de acordo, procuraríamos outra opção", conta. Todos quiseram manter o benefício.

Segundo ele, como no setor de atuação da empresa há muita concorrência por profissionais, é necessário dar benefícios concretos (seguros, por exemplo) e outros mais intangíveis, como flexibilidade de horários.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página