Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Foco

Revista "Newsweek" diz ter encontrado criador da moeda virtual bitcoin

Autor da divisa digital seria japonês de 64 anos que mora na Califórnia e leva uma vida simples; ele nega ser o fundador

DE SÃO PAULO

A revista americana "Newsweek" publicou ontem reportagem revelando a suposta identidade do criador da moeda digital bitcoin.

Segundo a publicação, o homem é um japonês radicado nos EUA, tem 64 anos e se chama Satoshi Nakamoto --nome que já era atribuído ao criador do bitcoin, mas que muitos achavam se tratar de pseudônimo.

A reportagem estará na capa da edição da semana que vem da "Newsweek", que voltou a ter a versão impressa, e não apenas on-line.

Formado em física, Nakamoto mora na Califórnia e tem uma vida simples.

Porém, estima-se tenha uma fortuna de US$ 400 milhões em moeda virtual.

Embora tenha entrevistado vários familiares e o próprio Nakamoto, a "Newsweek" não conseguiu que ele admitisse explicitamente ser o criador da moeda virtual.

Uma jornalista viajou até a casa dele, em Temple City, Califórnia, mas só conseguiu uma conversa breve. O diálogo se deu na presença de um policial, chamado por Nakamoto assim que a jornalista bateu à porta de sua casa.

"Eu não estou mais envolvido nisso [bitcoin] e não posso discutir", disse. "Está com outras pessoas, elas são as responsáveis agora."

Ontem, após a "Newsweek" publicar o texto na internet, Nakamoto disse que nunca ouvir falar sobre bitcoins. "Eu não tenho nada a ver com isso." A revista mantém que sua reportagem está correta.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página