Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Brasileiro pode investir em ações no exterior?

M.E.K., DE SÃO PAULO (SP)

RESPOSTA DO CONSULTOR DE FINANÇAS PESSOAIS MAURO CALIL - Sim, mas as regras variam de acordo com o país, bem como as facilidades e dificuldades burocráticas e transparência da operação. Isso será de muita importância para sua tomada de decisões.

Além disso, você estará submetido às regras brasileiras: terá de declarar os investimentos à Receita no ajuste anual do Imposto de Renda, recolher os impostos sobre ganho de capital e cumprir os trâmites para remessa de divisas ao exterior ou repatriamento das mesmas.

Também terá de se cadastrar e uma corretora do país ou países escolhidos para investir.

Em alguns países, o investimento pode ser feito usando o cartão de crédito internacional (com pagamento de IOF --Imposto sobre Operações Financeiras-- no Brasil, com custo de 6,18% sobre o valor).

Em outros, deverá ser feita remessa de divisas, que também tem custos, como taxas e impostos dependendo do país de destino.

O mesmo ocorrerá com as garantias de transparência e segurança das operações. Nos Estados Unidos, a NYSE (Bolsa de Valores de Nova York), por exemplo, não se enxerga o investidor final, somente a corretora em que está cadastrado. E essa corretora, por sua vez, opera por conta e ordem do investidor final. Ou seja, é a corretora a responsável por controlar as operações de cada cliente.

No Brasil, o controle é duplo: da corretora e da CBLC (Companhia Brasileira de Liquidação e Custódia, empresa do grupo BM&FBovespa), local onde as ações estão de fato custodiadas em nome do investidor final. Esse processo aumenta a segurança para o investidor e dá garantia plena em caso de quebra da corretora, por exemplo.

Para quem deseja, o melhor caminho para investir fora do país é, em primeiro lugar, buscar sua corretora no Brasil e verificar se ela oferece esse serviço na praça de seu interesse.

Muitas são as corretoras daqui mesmo que fazem isso. Existem outras opções, como buscar via internet corretoras nos mercados onde se quer investir e verificar as regras.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página