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Gigante chinês do e-commerce vai lançar ações em NY
Alibaba informou a decisão em comunicado; segundo analistas, empresa pode levantar em torno de US$ 15 bi
Definição encerra a possibilidade de abertura de capital ser na Bolsa de Hong Kong; não há data definida
O grupo Alibaba, gigante chinês do comércio virtual, anunciou ontem que vai começar o processo de abertura de capital nos EUA.
A decisão vai levar a Nova York o que pode ser uma das maiores ofertas públicas iniciais da internet.
Em comunicado publicado em seu site, o Alibaba anunciou que essa oferta pública de ações tornará a companhia "mais global e transparente".
Segundo analistas, a empresa pode levantar em torno de US$ 15 bilhões. Não há informações sobre a data para a oferta inicial nem se ela será feita na Nasdaq ou na Bolsa de Valores de Nova York.
A decisão encerra a possibilidade de que a abertura de capital fosse feita na Bolsa de Hong Kong. O grupo pode considerar listar suas ações na China futuramente, disse o texto, sem mencionar um plano específico.
"Nós respeitamos os pontos de vista e as políticas de Hong Kong e vamos continuar a prestar atenção e a apoiar o processo de inovação e desenvolvimento."
Segundo o "Wall Street Journal", o total negociado no Alibaba em 2013 foi de US$ 240 bilhões, enquanto a Amazon movimentou cerca de US$ 100 bilhões.
A receita do Alibaba, no entanto, é muito menor do que a da Amazon porque a companhia chinesa não vende produtos diretamente nos seus sites. Contudo, seu modelo de negócio é altamente rentável, porque muitos comerciantes que usam a plataforma pagam por publicidade e serviços adicionais.
Nos três meses terminados em setembro de 2013, a receita do site chinês subiu 51% em relação ao mesmo período do ano anterior, alcançando US$ 1,78 bilhão. O lucro líquido foi de US$ 792 milhões, com margem de 44,6%.
No mesmo trimestre, a Amazon registrou prejuízo de US$ 41 milhões e receita de US$ 17,09 bilhões.