Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Foco

Sensores em crachás e móveis rastreiam ação de funcionários

DO "FINANCIAL TIMES"

Empresas americanas estão criando novos meios de monitorar e analisar o comportamento de profissionais, com a promessa de melhorar a produtividade deles.

Uma pioneira no segmento é a Sociometric Solutions, que coloca sensores em crachás de funcionários para identificar a dinâmica social em uma companhia --como eles se movimentam, com quem conversam e que tom de voz adotam.

Um dos clientes da empresa, o Bank of America, descobriu que as pessoas mais produtivas eram aquelas que tinham o direito de fazer suas pausas juntas, porque usavam esse tempo para desabafar e trocar dicas. O banco decidiu adotar pausas coletivas para os profissionais.

David Lathrop, diretor da fabricante de móveis Steelcase, que instala sensores no mobiliário de escritórios para verificar como profissionais interagem, diz que eles podem ser beneficiados por acompanharem o próprio desempenho.

Para Andrew Knight, professor da Universidade Washington, que usa esse tipo de informação em estudos sobre comportamento nas empresas, o monitoramento constante é "uma imagem assustadora para o futuro" e pode "tirar parte da autenticidade dos relacionamentos".


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página