Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Pré-pago para luz pode passar a valer em 2015

DE BRASÍLIA DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) aprovou regulamento que permite a venda pré-paga de energia em todo país. A diretoria da agência acredita que o modelo só estará disponível para o consumidor no próximo ano.

O sistema, que vinha sendo anunciado pela reguladora desde 2012, garantirá aos usuários a possibilidade de fazer com a luz o que já é feito com o celular: substituir a conta pelo pagamento antecipado, com o uso de créditos.

De acordo com o texto aprovado pela diretoria da Aneel, a tarifa cobrada dos usuários pós e pré-pagos deve ser a mesma e a adesão ao modelo é voluntária e gratuita.

A partir do momento em que o usuário aceitar migrar para a nova forma de contratação, a distribuidora terá de trocar o aparelho medidor de consumo, para que seja instalado um mais moderno, que permita tanto a contagem dos créditos restantes quanto a sinalização de que o valor pago está no final.

A pendência para que o sistema entre em funcionamento, de fato, continua sendo a homologação dos novos equipamentos medidores pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia).

Além disso, cada distribuidora poderá optar por oferecer ou não o sistema pré-pago.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página