Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Recall global da Toyota deve afetar Brasil

Convocação da montadora japonesa envolve 6,4 milhões de veículos de 27 modelos, entre eles, Corolla e Camry

Anúncio dos modelos afetados no país deve ser feito nos próximos dias pela companhia

DE SÃO PAULO

O recall mundial anunciado ontem pela Toyota, envolvendo 27 modelos e 6,4 milhões de unidades, deve afetar o Brasil.

A convocação, uma das maiores já realizadas pela montadora japonesa, deve-se a diversos problemas técnicos, como cabos de airbag e suportes da coluna de direção defeituosos.

Segundo fontes ligadas à empresa no Brasil, a montadora está em contato direto com a matriz e anunciará nos próximos dias os chassis envolvidos no chamado.

Dos modelos envolvidos no recall, são vendidos no Brasil o Toyota Corolla -fabricado no país desde 1998-, o Camry e o RAV4, ambos importados do Japão.

A maior parte dos 6,4 milhões de veículos afetados está na América do Norte (2,3 milhões) -Japão, com 1,1 milhão, e Europa, com 770 mil, vêm na sequência. Outros 2,2 milhões de carros que precisam passar pelo recall estão divididos pelas outras regiões do mundo.

PROBLEMAS

A maioria dos veículos (3,5 milhões, entre eles alguns modelos Corolla, Camry, Yaris e RAV4), precisa do recall por um problema no cabo espiral do airbag.

A Toyota afirma que nenhum acidente foi registrado em razão do problema.

Mais de 2,3 milhões de veículos (Urban Cruiser e Yaris, entre outros) têm um problema em uma peça dos assentos dianteiros. O sistema de bloqueio pode quebrar e deixar o banco em livre deslocamento.

Quase 760 mil veículos (Ractis e Yaris, entre outros) podem ter problemas no suporte da coluna de direção.

Outra montadora, a rival americana General Motors, está envolvida em um recall gigantesco mundial e deve apresentar explicações às autoridades americanas por 13 acidentes fatais provocados pelas falhas.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página