Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Recall global da Toyota atinge 95 mil veículos da marca japonesa no país

Utilitários da montadora apresentaram problemas em airbags e assentos, por exemplo

Chevrolet e Volvo também convocam proprietários no país, e Chrysler prepara chamado na linha Jeep

DE SÃO PAULO

Em meio à onda de recalls que tem gerado problemas para a GM nos Estados Unidos, a Toyota se vê envolvida em uma convocação global que inclui milhares de carros no Brasil.

De acordo com a fabricante japonesa, 94.992 unidades da picape Hilux e dos utilitários esportivos SW4 e RAV4 terão de passar por reparos no país. Os defeitos são variados e afetam peças como airbags e assentos.

Os veículos envolvidos foram produzidos entre 2005 e 2011. No mundo todo, aproximadamente 6,4 milhões de veículos foram convocados.

Ontem, a Chevrolet divulgou o recall de 7.797 unidades do utilitário Tracker, por montagem irregular de parte do sistema de freios. Os carros afetados foram fabricados no México entre junho de 2013 e fevereiro deste ano.

PREMIUM

Até marcas de luxo anunciaram recentemente recalls mundiais. A Volvo foi notificada pelo Procon (órgão de defesa do consumidor) após anunciar seu recall e não advertir os consumidores dos riscos que condutor, passageiros e pedestres correm.

O chamado envolvendo 265 hatches V40 e V40 Cross Country, fabricados entre dezembro e março de 2014, deve-se a um defeito na unidade de controle da central do sistema elétrico.

O problema pode fazer com que uma das luzes traseiras não seja acionada, fazendo o sistema acusar que a lanterna esquerda está quebrada.

O recall mundial anunciado pelo grupo Chrysler nesta semana também irá afetar o Brasil. A empresa está rastreando os chassis envolvidos para fazer o anúncio público. O chamado inclui 867.795 veículos, e a grande maioria está nos Estados Unidos.

Dois dos modelos listados foram comercializados aqui. O Jeep Grand Cherokee, fabricado de 2011 a 2014 e que vendeu pouco mais de 6.900 unidades no país, e o Dodge Durango, que chegou ao mercado brasileiro em janeiro de 2013 e emplacou 530 unidades até o mês passado.

Em março, a empresa convocou 2.190 donos do Jeep Cherokee (2011 e 2012) para reparos em sistemas de segurança. Foi identificado que os encostos de cabeça ativos podem não ser acionados em caso de colisão traseira.

Já a BMW começou a anunciar anteontem um recall mundial envolvendo 489 mil unidades ao redor do mundo. O defeito está em um parafuso no comando de válvulas de vários modelos, como o hatch Série 1 e o sedã Série 3.

Até o fechamento desta edição, a montadora ainda não havia confirmado se o problema também afeta as unidades importadas para o Brasil.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página