Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Trabalho

Setor de autopeças começa a demitir em cidades de SP

DO "AGORA" - O setor de autopeças já começa a demitir trabalhadores no polo metalúrgico do ABC e em outros municípios paulistas. As demissões refletem a queda de produção nas montadoras de automóveis no país.

Em Jundiaí (58 km a noroeste de SP), desde o início do ano, 1.500 funcionários do ramo do plástico foram demitidos. Segundo o Sindiplástico (que representa os trabalhadores da área), metade dos cortes está ligada à produção automotiva.

Esse segmento produz painéis, retrovisores e outras peças para carros e emprega 13 mil trabalhadores.

"É um efeito em cascata, que afetará ainda mais segmentos, como o de embalagens", afirma João Henrique dos Santos, presidente do Sindiplástico.

A produção de autopeças metálicas também foi afetada. Ainda que não possua números específicos para o setor, o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC informou que o segmento representa uma parcela significativa das demissões no primeiro trimestre. Nesse período, 1.012 postos foram fechados na região.

Já o Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes informa que, apesar de ainda não ter havido demissões na indústria de autopeças na região, tem recebido consultas das empresas sobre a possibilidade de aplicação de medidas de flexibilização na produção.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página