Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Mudo para renda fixa se VGBL em variável cai?

S.B.S., DE BELO HORIZONTE (MG)

RESPOSTA DO CONSULTOR DE FINANÇAS PESSOAIS MAURO CALIL - Para responder à sua pergunta sobre se vale a pena sair de um plano de previdência VGBL (Vida Gerador de Benefício Livre) com renda variável que tem caído para um produto de renda fixa, é preciso considerar alguns pontos.

O primeiro é que investimento em previdência tem um horizonte de longuíssimo prazo, ou seja, 15 anos ou mais. O segundo é que devemos fazer aportes mensais pequenos, dentro de nossa capacidade de investir sem que comprometamos a qualidade de vida.

Em seguida, nunca deveríamos olhar para esses planos como fundos normais de investimento, ou seja, checando sua rentabilidade mensalmente e nos estressando quando essa é negativa. E, às vezes, buscando mudanças de curto prazo que nos trazem custos e a sensação de que sempre estamos na faixa do trânsito que anda menos.

Vale destacar que rentabilidade passada não é garantia de futura. E projetar o rendimento de uma aplicação com base no passado pode angustiar o aplicador.

A divisão meio a meio dos recursos de investidores entre renda fixa e renda variável foi descrita por Benjamin Graham no livro "O Investidor Inteligente".

Fato é que essa distribuição de recursos tem se mostrado a mais vencedora em períodos longos, superiores a dez anos. Isso ocorre porque, na prática, o gestor do plano é obrigado a seguir o que manda o estatuto.

Portanto, se a Bolsa cai, desequilibrando a divisão meio a meio, o gestor deverá retirar dinheiro da renda fixa e comprar renda variável. Nesse caso, comprando ações na baixa.

Por outro lado, se a Bolsa sobe, mais uma vez desequilibrando a proporção, o gestor deverá vender ações e investir em renda fixa. Nesse caso, vendendo os papéis na alta.

A persistência desse exercício de comprar na baixa e vender na alta, executada em prazos longos, é justamente o que faz dessa fórmula uma vencedora em prazos bastante longos.

Assim, reveja suas premissas de investimento e seu prazo de resgate antes de tomar sua decisão.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página