Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Brasileira é presa nos EUA em caso suspeito de esquema de pirâmide

Mulher de um dos donos da Telexfree tentava embarcar para SP

ISABEL FLECK DE NOVA YORK

A brasileira Katia Wanzeler, mulher de Carlos Wanzeler, um dos sócios-fundadores da Telexfree nos EUA, foi detida no aeroporto JFK, em Nova York, quando tentava embarcar para São Paulo, na noite de quarta-feira (14).

Seu marido e o sócio, James Merrill, são acusados de conspiração para cometer fraude eletrônica. Merrill foi preso na sexta-feira passada. Wanzeler é considerado foragido pela Justiça americana.

Segundo o Departamento de Justiça em Massachusetts, Katia foi detida em "mandado sobre testemunha material". Ouvida nesta quinta-feira (15) em Nova York, será levada a Boston, onde testemunhará sobre o caso.

O nome de Katia teria aparecido depois que foram descobertas transferências de "significativas quantias de dinheiro" das contas da Telexfree para a sua conta pessoal, segundo processo obtido pelo jornal "The Boston Globe". Só em 28 de fevereiro, duas transferências teriam somado US$ 3,5 milhões.

Carlos Wanzeler teria deixado a residência do casal em Massachusetts há cerca de quatro semanas, quando as autoridades americanas acusaram a TelexFree nos EUA de promover "esquema ilegal de pirâmide" financeira e congelaram milhões de dólares em bens de seus principais representantes.

Segundo o processo, ele e a filha Lyvia cruzaram, de carro, a fronteira com o Canadá no dia 15 de abril. Dois dias depois, pegaram um voo de Toronto para São Paulo --Wanzeler, que tem dupla cidadania, entrou no país com o passaporte brasileiro.

Procurado pela reportagem, o advogado do casal não respondeu às ligações.

Segundo a SEC (comissão de valores mobiliários dos EUA), a TelexFree tem como principais alvos imigrantes brasileiros e dominicanos nos EUA. O valor arrecadado pode superar US$ 1 bilhão.

No Brasil, as operações da Telexfree foram bloqueadas no ano passado, por tempo indeterminado, a pedido do Ministério Público do Acre.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página