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Nos EUA, produtos recorrem a nome ousado

Objetivo é cativar clientes pela surpresa

DO "NEW YORK TIMES"

Empresas americanas têm adotado nomes ousados para surpreender clientes e, assim, atrair sua atenção e ganhar mercado.

Um fabricante de cereais que ajudam as funções intestinais mudaram seu nome de Hapi Food, por exemplo, para Holy Crap (santo cocô), e ampliaram suas vendas.

Há vinhos com nomes como Sassy Bitch [vadia desbocada] e Fat Bastard [bastardo gordo], você pode tomar café da manhã em um restaurante de Los Angeles chamado Eggslut [algo como "vagaba dos ovos"], e um fabricante de ventiladores mudou seu nome de HVLS --sigla para alto volume e baixa velocidade-- para Big Ass Fans.

"Todo mundo gosta de algo brincalhão", diz Kellie Peterson, vice-presidente de estratégia da DNC Holdings, de registro de endereços na Web. "O lado potencialmente adverso de um nome sacana", ela diz, "é que ele consta de seu endereço de web e de seu endereço de e-mail".

Os perigos incluem o bloqueio de mensagens por filtros de spam. Mas a maior parte dos grandes fornecedores de e-mails agora usa sistemas sofisticados de filtragem que levam em conta a reputação do remetente, e dependem menos de bloqueios baseados em termos supostamente insultuosos, diz Tom Sather, diretor sênior de pesquisa de e-mail da Return Path, empresa que oferece serviços de análise de e-mail.

Ainda assim, é preciso ser flexível. O fabricante de cereais ainda adota o antigo nome Hapi Food quando manda o produto para encontros de escoteiros, por exemplo.


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