Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Mercado aberto

MARIA CRISTINA FRIAS cristina.frias@uol.com.br

Cyrela aportará R$ 245 milhões em empreendimentos no PR neste ano

A construtora e incorporadora Cyrela Brazil Realty investirá R$ 245 milhões em seu plano de expansão em Curitiba neste ano.

Serão dois projetos residenciais e um comercial em regiões nobres da capital.

O projeto de uso comercial, ainda em definição, será construído no Centro Cívico, ao lado do palácio do governo do Estado.

Os edifícios residenciais ficarão nos bairros Batel e Água Verde, dois dos mais valorizados da cidade.

Os três empreendimentos têm lançamento previsto para este ano.

"O mercado imobiliário de Curitiba estava um pouco saturado devido ao excesso de demandas entre 2009 e 2010, mas vem absorvendo empreendimentos de alto padrão e bem localizados", afirma Marlus Doria, diretor-executivo da empresa.

Nos dois últimos anos, a incorporadora e construtora lançou somente dois empreendimentos na cidade.

"O ano passado foi o período de maior volume de estoques. Em 2014, o mercado está comprando mais produtos de alto padrão que em 2013" segundo Doria.

A região Sul responde pela terceira maior operação da Cyrela no país, com 8,4% do volume vendido em 2013, e perde somente para São Paulo (55,7%) e Rio (21,9%).

"Como já temos uma operação consolidada no Estado, nossa estratégia é priorizar projetos diferenciados e de alto padrão, para perenizar esses resultados."

Copa favoreceu turismo de negócios na Alemanha

A Copa do Mundo favorece o setor de turismo de negócios e não reduz o número de congressos e feiras realizados durante o ano do megaevento esportivo. Ao menos foi o que aconteceu na Alemanha em 2006.

Um ano antes do Mundial, foram organizados 415 encontros internacionais no país. Em 2006, foram 8% a mais e, em 2007, a expansão alcançou 17%, segundo dados da Icca (associação internacional de congressos).

"Nós vemos que, desde 2006, os números [de eventos de negócios] cresceram", diz, na Alemanha, o diretor do German Convention Bureau, Matthias Schultze.

"Um evento como a Copa pode ajudar a promover um país no mercado internacional, mas isso não acontecerá imediatamente em 2014 [no Brasil]. Deverá ser a partir de 2015", afirma. "Esse é o resultado de longo prazo da reputação de uma Copa do Mundo de sucesso."

Para este ano, porém, a Embratur prevê que o número de congressos e encontros de negócios permaneça estável. Em 2013, foram 315.

"Em termos de infraestrutura, houve muitas obras no país para a Copa. Isso vai ficar como um legado para o segmento", diz Marco Antônio de Britto Lomanto, diretor da autarquia para o setor.

"Cerca de 60% do turismo durante o Mundial será de grupos corporativos, de convidados de empresas. Esses viajantes verão as melhorias."

POUCA ENERGIA NO COMÉRCIO

O comércio brasileiro apresentou queda em abril. Houve uma diminuição de 1,3% na comparação com o mês anterior, segundo dados da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito)

O consumo de eletricidade no setor foi o que mais recuou no período entre diversos segmentos analisados pela comercializadora de energia Comerc. Enquanto a média nacional diminui 2,13%, a do setor retraiu 4,1%.

Na comparação com abril do ano passado, a queda no gasto de energia no varejo foi mais suave: 1,33%.

No mesmo período, as vendas avançaram 7,8%. No acumulado dos últimos 12 meses, a alta foi de 3,7%, puxadas por móveis e eletrodomésticos.

REMÉDIO DE GRIFE

A rede de farmácias Iguatemi, que tem lojas em shopping centers como Iguatemi e JK Iguatemi, em São Paulo, e Pátio Batel, em Curitiba, vai lançar uma marca para o público AB.

A primeira unidade da Discover, como foi batizada a segunda operação do grupo, será inaugurada no shopping VillageMall, no Rio de Janeiro.

"O objetivo da nova marca é tanto diversificar o nosso público quanto ampliar as possibilidades de expandir os negócios, hoje restritos a shoppings de padrão AAA", afirma Leonardo Diniz, diretor do grupo.

A cidade, que ainda não tinha pontos da rede, foi escolhida pela identificação da nova marca com o estilo de vida carioca, diz.

Mais três unidades estão em negociação para este ano, nas capitais de Rio de Janeiro e São Paulo.

"Ainda não decidimos se serão pontos da Iguatemi ou da Discover. Isso dependerá do perfil dos shoppings em que formos nos instalar", relata Diniz.

Apesar da previsão de um tíquete médio menor, a nova empresa oferecerá a mesma variedade de produtos: cosméticos, dermocosméticos, alimentos funcionais, vitaminas e produtos de beleza.

Até 2017, o grupo projeta ter mais dez pontos. Hoje, são sete lojas em São Paulo, Campinas e Curitiba.

MIGRAÇÃO TECNOLÓGICA

A parcela de pessoas que possuem smartphones nos países que integram os Brics subiu para 37% em 2013, segundo estudo da consultoria Bain & Company.

No ano anterior, esse percentual era de 24%. A variação foi menor que em países desenvolvidos, cuja adesão cresceu de 49% para 64% no mesmo período.

"A baixa penetração da internet e a pouca oferta de produtos de tecnologia explicam o cenário", diz Alfredo Pinto, sócio da companhia.

"Apesar da alta adesão, as pessoas não estão trocando as mídias tradicionais, mas sim consumindo mais informação em diferentes meios."

Hospedagem... O Grand Hyatt São Paulo realizará a partir desta segunda-feira (26) um fórum para debater a mulher na sociedade e no mercado de trabalho.

...feminina Um estudo da rede identificou demandas das turistas, entre elas alimentação saudável e balanceada, garantia de que o quarto foi limpo e "amenities" (como xampu) de qualidade.

Futuro incerto Para 83% das empresas que participaram de uma pesquisa da FNQ (Fundação Nacional da Qualidade), poucas organizações brasileiras estão preparadas para os desafios futuros.

Contra a gripe Aproximadamente 12 mil trabalhadores que atuam na construção civil no Estado de São Paulo foram vacinados, segundo o Seconci-SP (entidade ligada ao setor).


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página