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Mercado Aberto

MARIA CRISTINA FRIAS cristina.frias@uol.com.br

Brilho da taça

A vinda de muitos estrangeiros para o Mundial anima a torcida de joalherias, que criam peças temáticas

VAI TER (mais vendas na) COPA

"O Mundial vai surpreender, e não apenas na joalheria. Será um movimento que o Brasil nunca viu, com tantos estrangeiros aqui. Assistir à Copa é bem mais caro que ver o Carnaval", afirma Daniel Sauer, diretor da Amsterdam Sauer.

"Esperamos crescimento -50% de nossos clientes são estrangeiros", diz Sauer, que é membro da segunda geração da família fundadora.

As vendas são feitas no país porque a empresa, que tem 100% de capital nacional, possui 20 lojas próprias, nenhuma no exterior.

A companhia acaba de abrir uma unidade no novo terminal em Guarulhos, onde foi a primeira joalheria a chegar. De 2013 para cá, foram três inaugurações, duas em São Paulo e uma no Rio.

"Não queremos abrir muitas lojas, temos viés de butique e queremos manter a exclusividade de grande parte das nossas joias", diz.

"Nem temos interesse em unidades no exterior. É uma questão filosófica: queremos manter a qualidade, não como prêt-à-porter, mas como alta costura", compara.

Escolhida pela Fifa como a "joalheria oficial" da Copa de 2014, a Amsterdam Sauer lançou quatro linhas de joias com pedras brasileiras. O empresário não comenta o valor da parceria.

Foram criados só três conjuntos (colar, brincos e anel) -cada um com uma pedra brasileira das cores da bandeira (água-marinha, berilo verde e citrino)-, no valor de R$ 200 mil a R$ 800 mil.

Há ainda o pendente Brazuca, uma taça um pouco menor que a original, em bronze banhado a ouro (R$ 6.500), e esculturas de aves, como a arara, (de R$ 2.000 e R$ 7.000).

VAI SER NEUTRA

"Vamos ter um aumento de possibilidade de vendas para estrangeiros que virão para cá", diz Christian Hallot, da H.Stern. "Em compensação, teremos uma queda porque muitos dos nossos clientes brasileiros viajarão para fora."

Para a empresa, será um evento pontual e muito distribuído pelo país durante o período.

"Nosso mês de junho será como o do ano passado. Subirá de um lado, mas terá um recuo, por outro", afirma.

A joalheria fez peças para o Mundial, "mas nada de clichê verde e amarelo", frisa o executivo.

A H.Stern investiu em apenas dois modelos.

Os anéis Maracanã, levam pedras, como água-marinha, e brilhantes em volta, sutilmente inspirados no estádio.

O relógio ID Futebol terá três versões, cada uma de uma cor do país.

"São joias que lembrarão a Copa de 2014, o Brasil, mas são atemporais e poderão ser muito usadas depois", relata Hallot.

Pão de Açúcar terá o terceiro shopping de vizinhança

Na estratégia de otimizar o aproveitamento imobiliário no entorno das lojas da rede, o Grupo Pão de Açúcar vai lançar o seu terceiro shopping de vizinhança.

O centro comercial será erguido no Rio de Janeiro, na região da Tijuca, e receberá a bandeira Conviva Maracanã, segundo o GPA Malls, braço imobiliário da companhia.

Com investimento de R$ 20 milhões, o local terá 13 mil m² de área bruta locável, com cerca de 50 lojas, serviços e alameda de restaurantes.

O empreendimento ficará na mesma área onde hoje existe um hipermercado Extra e deverá ser inaugurado em dezembro deste ano, ainda segundo a empresa.

Desde que entrou no segmento de shopping centers, no ano passado, o Pão de Açúcar abriu duas unidades com a marca Conviva, uma no Rio de Janeiro e outra em Belo Horizonte, com 36 e 80 lojas, respectivamente.

O projeto de galerias comerciais, por sua vez, é mais antigo. Hoje, são cerca de 200 estruturas com esse modelo, atreladas a unidades de varejo da rede em todo o país.

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Mais... A Lupo terá mais cinco lojas em Minas Gerais (duas), São Paulo, Espírito Santo e Rio Grande do Sul. Hoje, são 279 pontos.

...meias Só neste ano, a marca já abriu outras 17 unidades. O investimento mínimo em cada uma é de R$ 500 mil, sem contar o ponto comercial.

Árabes... Nove empresas do Oriente Médio e da África serão trazidas ao Brasil no período da Copa pela Câmara de Comércio Árabe-Brasileira.

...em campo Os grupos participarão de rodadas de negócios no país. Em outra ação, a entidade promoverá alimentos brasileiros no Kuwait.


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