Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Mais três unidades do IBGE entram em greve

Diretoria diz que só 12% da equipe parou

PEDRO SOARES DO RIO

Embora mais três unidades do IBGE tenham aderido à greve de servidores iniciada na segunda (26), a direção do órgão reafirmou nesta terça (27) que o calendário de divulgações das pesquisas está mantido, inclusive a do PIB, na sexta-feira.

Segundo o IBGE, a paralisação afeta 12% dos trabalhadores em nível nacional e 42% dos servidores das unidades do Rio (cidade que concentra cerca de metade dos funcionários do órgão).

O sindicato dos servidores, que não é filiado a centrais sindicais, não tem estimativa da adesão nacional. Segundo Ana Magni, diretora do sindicato, 70% dos servidores do Rio pararam. O sindicato diz que garante apenas a pesquisa Pnad Contínua.

Uma das principais reivindicações dos grevistas é a equiparação salarial com órgãos como Ipea, cujas remunerações seriam até 96% maiores, segundo o sindicato. A direção do órgão diz que apoia o pleito, mas que o governo não tem verba para atender ao pedido.

A greve atingiu nesta terça mais três unidades do órgão, uma no Rio e as representações estaduais do Acre e de Mato Grosso do Sul. Com isso, o movimento chega a 16 dos 26 Estados, segundo o sindicato dos servidores. O IBGE mantém o corte do ponto dos grevistas --segundo a direção, por orientação do Ministério do Planejamento.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página