Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Devo tomar crédito para adquirir um imóvel?

A.P.P., DE BELO HORIZONTE (MG)

RESPOSTA DO ESPECIALISTA EM FINANÇAS PESSOAIS MAURO CALIL - Ao contrário dos lamentáveis empréstimos feitos para consumir, como adquirir carros, roupas e outros itens que podem esperar a formação de poupança para sua compra à vista, enxergo nos empréstimos voltados ao empreendimento uma oportunidade de alavancar a vida financeira.

Em sua pergunta completa, você relata ter recursos aplicados para pagar parte considerável do imóvel e questiona se deve dispor de tudo ou recorrer ao financiamento, pensando em alugar o imóvel. E pede orientação se deve empreender usando capital de terceiros --por meio do financiamento bancário-- ou deixar seu capital aplicado.

Quero começar dizendo que, ao contrário do que você coloca em seu raciocínio, não vejo sentido em deixar de pagar um seguro de vida para colocar esse negócio em prática.

Se achar que o seguro não lhe traz benefícios, deveria deixar de pagá-lo independentemente desse seu plano para empreender.

A sua conta final deve levar em consideração que, sobre o dinheiro aplicado, haverá incidência de Imposto de Renda e cobrança de taxas. Portanto, os 11% da Selic atual --mantida na quarta-feira passada pelo Copom-- ficarão na verdade próximos aos 9,2% do CET (Custo Efetivo Total) do financiamento.

A tabela SAC é uma boa escolha, pois suas parcelas são decrescentes.

Portanto, vejo que o meio-termo pode ser a melhor solução. Ou seja: financie um valor menor, talvez 50% do plano original, e mantenha uma boa parcela investida.

Dessa forma, você pagará uma quantia de juros muito inferior à do plano original que descreve em sua mensagem, e as parcelas serão menores, desde que o financiamento seja feito no mesmo prazo, de tal forma que, se optar por não pagar o seguro de vida, talvez tenha em seu orçamento o valor total de cada prestação.

E ainda terá uma boa reserva financeira para eventualidades.

Finalizando, parabenizo você pelo plano empreendedor e pela alavancagem em sua vida.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página