Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Crescimento fraco sugere ação ousada do BC europeu

Expectativa é que juros podem ser reduzidos

DA REUTERS

A desaceleração da recuperação econômica da zona do euro, no primeiro trimestre, reforça o cenário para medidas ousadas do BCE (Banco Central Europeu) na reunião desta quinta-feira (5), a fim de combater a inflação baixa e o desemprego alto.

A economia do bloco de 18 países cresceu apenas 0,2% nos três meses até março, informou nesta quarta (4) a agência oficial de estatísticas da União Europeia (Eurostat).

O desempenho ficou abaixo do esperado pelos analistas consultados pela Reuters, de alta de 0,4% na comparação com o trimestre anterior.

A inflação na zona do euro --abaixo de 1% ao ano desde outubro-- tem ficado presa na "zona de perigo" do BCE e, aliada a um crescimento fraco, apresenta um risco à recuperação.

O crescimento no primeiro trimestre foi puxado pela Alemanha, que compensou a estagnação na França e a retração na Itália, Holanda, Portugal e Finlândia.

Em relação ao mesmo período de 2013, a economia do bloco cresceu 0,9%, sua segunda expansão anual consecutiva após avanço de 0,5% no último trimestre de 2013.

A economia alemã, a maior da zona do euro, teve alta de 0,8% no primeiro trimestre. Economistas esperam que o ritmo de crescimento desacelere nos próximos meses.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página