Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Foco

Google testa no Piauí levar acesso à internet via balões

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, NO PIAUÍ

O projeto do Google de levar internet a áreas remotas usando balões, o Loon, escolheu o Brasil para seu terceiro teste mundial conhecido, o primeiro usando a tecnologia 4G. Foram lançados nesta sexta-feira (6) cinco balões --cada um com 15 m de diâmetro-- a 18km de Teresina (Piauí), no povoado Cacimba Velha, zona Leste da cidade.

Estado com baixa penetração da internet, o Piauí foi escolhido também por ter temperaturas elevadas e ser próximo à linha do Equador. Tecnicamente, é importante entender como se comporta o balão em termos de navegabilidade nessas condições climáticas. Antes, foram realizados lançamentos em áreas frias, na Nova Zelândia e no norte da Califórnia, nos EUA.

O projeto, sem qualquer prazo de implementação, prevê que os balões, de plástico biodegradável, permaneçam na estratosfera por 100 dias, voando a uma altura 20 km, alimentados por painéis solares (saiba como funciona em folha.com/141571).

"Fizemos excelente progresso [desde o primeiro teste]. Nossos balões estão durando cerca de 10 vezes mais tempo no ar do que há um ano. E a velocidade da internet que podemos entregar também é cerca de 10 vezes mais rápida. Mas ainda temos testes significativos para fazer antes de ser possível termos um sistema de operação completo", disse à Folha Mike Cassidy, diretor do Loon.

Segundo Cassidy, os balões já voaram mais de 1.500 mil km na estratosfera, passando sobre os sete continentes.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página