Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Folha é veículo preferido de empresários, diz pesquisa

Para eles, pluralismo da cobertura e maior repercussão são pontos fortes

Com 81% de confiança, jornais superam rádios e revistas; credibilidade de mídias sociais caiu ante estudo anterior

DE SÃO PAULO

A Folha foi considerada o veículo de comunicação preferido e o jornal que mais influencia a opinião do empresariado brasileiro, segundo estudo sobre os hábitos de consumo de informação de executivos realizado pelo Instituto Máquina de Pesquisa, do Grupo Máquina PR.

Com 17% das citações, a Folha ficou em primeiro lugar, seguida por "O Estado de S. Paulo" (13%) e o jornal "Valor" (11%), de acordo com a pesquisa, conduzida entre 7 de abril e 16 de maio.

O levantamento, que está em sua quarta edição, consultou 226 executivos, representantes de 137 empresas cujos faturamentos, somados, superam R$ 400 bilhões.

Dentre os que elegeram a Folha, 48% afirmam considerar que o jornal é o que causa maior repercussão e tem maior pluralismo da cobertura. Foco nos assuntos de interesse particular (44%) é outro motivo para a preferência.

O estudo também aponta que os jornais diários são fonte de consulta cotidiana ou frequente para 70% dos entrevistados. Quando se considera a versão digital, o índice sobe para 80%.

Embora o uso das redes sociais seja elevado entre os executivos (96% afirmam fazer uso de alguma plataforma), os novos meios não conquistaram credibilidade.

Na edição anterior do estudo, de 2011, 19% dos executivos manifestaram alta confiança nas informações produzidas em mídia social, dado que caiu para 7% em 2014.

O número se contrapõe aos 81% que veem credibilidade no jornal impresso. A confiança em rádios (71%) e revistas (68%) também é superior.

Quase 50% dos profissionais ouvidos relatam que acompanham o noticiário on-line, mas não abrem mão de ler jornais e revistas no formato impresso.

TEMAS DE INTERESSE

O estudo do Instituto Máquina conclui que o consumo de mídia pelo empresariado é orientado pela atividade profissional.

Assim como em edições anteriores da pesquisa, a economia ficou no topo da lista de interesses do empresariado. Conteúdos ligados a empresas e negócios aparecem na sequência de assuntos para os quais se destinam as atenções dos entrevistados.

Em ano de eleição, o interesse por política teve alta expressiva, saltando de 28,6% das menções em 2011 para 49,1% no levantamento atual.

Apesar de ser um outro grande tema na pauta do ano, os assuntos relacionados a esportes, Olimpíada e Copa, não atraíram a atenção dos executivos. O interesse caiu de 23,6% no estudo de 2011 para 21,6% na edição atual.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página