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Mercado aberto

MARIA CRISTINA FRIAS cristina.frias@uol.com.br

Varejo aposta em canal on-line durante a Copa

Com as atenções voltadas para os jogos da Copa do Mundo, redes de varejo investem em ações promocionais pela internet para compensar a redução no volume de vendas de suas lojas físicas.

A Magazine Luiza não projeta o desempenho durante o Mundial, mas pretende lançar promoções-relâmpago em seu canal pela internet nos intervalos dos jogos para alavancar o faturamento.

"Caso o Brasil se classifique, muitas pessoas ainda vão comprar televisores", afirma Frederico Trajano, diretor da Magazine Luiza.

As vendas nos primeiros três meses deste ano cresceram 25%. Foi o melhor primeiro trimestre da história da companhia, diz o executivo.

No canal on-line, a alta foi de 44% nos três meses.

"Nosso desempenho em maio foi só um pouco menor que o do mês de dezembro", afirma Trajano.

Desde abril, o Walmart.com oferece em seu site pacotes promocionais, como opções com dois aparelhos de TV por preços reduzidos.

"Os televisores foram os mais vendidos, mas itens como churrasqueiras e artigos relacionados ao evento também tiveram bom desempenho", diz Flávio Dias, CEO da empresa de vendas on-line.

No período de abril até a primeira semana de junho, as vendas da empresa cresceram 50% em relação ao mesmo intervalo do ano passado, segundo informa. A expectativa de Dias também é positiva para o segundo semestre.

Bolão

Fernando Fernandez, argentino e presidente da Unilever no Brasil

De camisa cinza escura, o argentino Fernando Fernandez, presidente da Unilever, destoava do figurino verde e amarelo que predominava no Itaquerão, na estreia do Brasil na Copa.

A camiseta canarinho que ganhou de presente ficou na embalagem, mesmo sem a Argentina estar em campo.

"Digo sempre às minhas equipes de vendas: tem de ser verdadeiro, autêntico, para ter credibilidade", contou Fernandez, que começou na companhia na área de finanças e passou pelo marketing antes de chegar à presidência.

O executivo acredita que a seleção de seu país vá para a final. Para ele, a Argentina sairá vencedora em todos os jogos da primeira fase, exceto na partida contra a Nigéria, para a qual prevê um empate.

"Como será a última partida da fase de grupos, a seleção não vai precisar se cansar por já estar classificada e poderá jogar com alguns reservas."

METRÔ DO FUTURO

Metade das pessoas que trocaram de meio de locomoção nos últimos cinco anos migraram do transporte público para o veículo próprio, segundo a Liberty Seguros.

Somente 26% afirmaram ter substituído o uso do carro pelo transporte público e 17% disseram ter começado a andar a pé.

"O resultado é reflexo da ascensão da classe C e da demanda reprimida pelo carro próprio", afirma José Mello, superintendente da empresa.

Quando questionados sobre qual meio de transporte seria utilizado em uma cidade ideal, 93% afirmaram que gostariam de circular de trem, metrô ou ônibus.

Andar a pé (25%) e de bicicleta (19%) apareceram como os segundos meios mais citados pelos entrevistados.

"Apesar de ainda ser a preferência, o carro teve grande rejeição (6%) como meio de transporte ideal no futuro."

A empresa entrevistou para o estudo 950 pessoas em seis cidades brasileiras.

Comida... Três bancos, dois deles estrangeiros, ficaram na mesma ala de camarotes no jogo do Brasil, no Itaquerão. Apesar de em áreas separadas, dividiam o bufê, servido em um corredor comum.

...e estudo Um grupo de altos executivos de uma das instituições financeiras com sede no exterior reforçava o coro com palavrões endereçados à presidente Dilma Rousseff, puxado três vezes.

Loja Uma outra roda reunia grandes empresários do comércio. Um executivo demonstrava preocupação com a produtividade e o absenteísmo durante o Mundial. Ao ouvir previsões negativas para o ano, um varejista arrancou risos ao exclamar: "Como pode um comerciante pessimista!"

Estilo Mulheres de empresários não se acanharam com a distância até Itaquera, nem com os cerca de cem degraus para chegar à ala VIP. Pouco afeitas a estádios e com seguranças, foram com joias, saltos e bolsas de grifes estreladas.


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