Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Indústria encolhe pela 2ª vez seguida

DE BRASÍLIA

Maio foi o segundo mês consecutivo em que a indústria demitiu mais do que contratou trabalhadores com carteira assinada.

O setor fechou 28,5 mil postos de trabalho no período, o que deixou o saldo total de vagas muito aquém das expectativas do governo.

Dentro da indústria, o segmento de mecânica, na qual se situam as montadoras de veículos, teve o maior saldo de demissões: 6.664 funcionários. A indústria de material de transporte demitiu mais do que contratou 5.330 funcionários.

O setor automobilístico, com um peso direto de 12% no resultado industrial brasileiro, tem passado por um período de queda na produção, aumento dos estoques e programas de demissão voluntária e férias coletivas.

Segundo a Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), em maio houve uma queda de 18% na produção de carros ante maio de 2013.

Para o ministro Manoel Dias (Trabalho), as políticas de atração de investimento e o pacote de estímulos à indústria, anunciado na semana passada pelo governo, devem conter as demissões nas fábricas brasileiras.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página