Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Falta de consenso no Mercosul impediu avanços

DE BRASÍLIA

Divergências no bloco sul-americano em torno do acordo de livre-comércio entre Mercosul e UE dificultaram um entendimento entre os dois blocos.

A proposta do Mercosul já estava praticamente pronta, mas ainda eram necessários ajustes finais.

Faltava decidir o prazo de carência oferecido aos europeus para que os produtos começassem a ter os impostos reduzidos. Os argentinos pediam um prazo maior do que o Brasil, Uruguai e Paraguai --a Venezuela não quis negociar.

Também faltava chegar a um consenso sobre os últimos produtos que entrariam na lista de itens que terão a alíquota de importação zerada. O objetivo era incluir 90% dos produtos europeus vendidos à região, mas o bloco havia chegado a um consenso em torno de 87%. Nesse ponto, todos deveriam ceder, inclusive o Brasil, que tinha resistência em áreas estratégicas.

Outro fator que pesou foi a piora da crise na Argentina, que sofre com a falta de reservas e a cobrança judicial de parte de sua dívida. Nesse cenário de indefinições, o governo avaliou que fazer uma troca de propostas agora seria "expor a estratégia" brasileira sabendo que não há "nenhuma chance" de fechar um acordo.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página