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Itália faz plano para trazer mais luxo ao Brasil

Vice-ministro de Desenvolvimento diz negociar agilidade na importação

Movimento cresce em feira de moda masculina; 'slippers', blazer listrado e calça branca lideram procura

PEDRO DINIZ ENVIADO ESPECIAL A FLORENÇA (ITÁLIA)

A liberação de um pacote de R$ 300 milhões para o setor de moda anunciado na semana passada pelo primeiro-ministro da Itália, Matteo Renzi, pretende aquecer as vendas de produtos de luxo nos mercados emergentes.

"Principalmente no Brasil", disse à Folha o vice-ministro de Desenvolvimento Econômico, Carlo Calenda, durante a feira de moda masculina Pitti Immagine Uomo, que terminou dia 20 em Florença e é considerada a maior do ramo na Europa.

Ainda de acordo com Calenda, sua pasta negocia com autoridades brasileiras a desburocratização da entrada de produtos italianos no país.

"São quase 90 obrigações, além das taxas de importação, que precisamos cumprir para que nossa moda chegue ao Brasil. Reduzir essa carga barateará o custo dos produtos na prateleira", afirma. Ele não especificou quais as contrapartidas previstas no acordo.

A feira acontece a cada seis meses teve um incremento de 5% no número de compradores internacionais nesta edição (19 mil em quatro dias de evento).

Florença, sede da Pitti Uomo, é a cidade onde nasceram marcas como Gucci, Salvatore Ferragamo e Emilio Pucci, símbolos do luxo "made in Italy".

É lá também que marcas como a francesa Christian Dior mantêm a manufatura de seus produtos de couro.

"Passamos a olhar mais para as médias empresas, que produzem produtos de alto valor agregado a preços mais competitivos", diz o vice-ministro.

Ele acrescenta: "A moda italiana precisava de uma injeção de ânimo, que perdemos numa gestão [do ex-primeiro-ministro Silvio Berlusconi] calcada no mercado interno, que não comporta mais os planos de expansão da nossa indústria têxtil".

BLAZER LISTRADO

Ao todo, 1.030 marcas mostraram novidades para o verão 2015.

Entre os itens mais procurados pelos compradores de butiques como a americana Bergdof Goodman, a francesa Le Bon Marché e a inglesa Harrod's estão os blazeres listrados que seguem a tendência navy, as calças brancas de alfaiataria e os "slippers" --sapatos mais baixos e com fendas nas laterais.


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