Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Folha mantém liderança de circulação no país, mostra IVC

Média de venda diária em maio foi 342,2 mil (impresso e digital), 6,3% acima de "O Globo" e 41,6% a mais que "O Estado de S. Paulo"

DE SÃO PAULO

A Folha mantém a liderança de circulação e audiência em diferentes plataformas, segundo os dados mais recentes do IVC (Instituto Verificador de Circulação).

A média de venda diária do jornal em maio --incluindo as edições impressa e digital-- atingiu 342,2 mil no país. O número superou em 6,3% a circulação nacional de "O Globo" (321,9 mil) e em 41,6% a de "O Estado de S. Paulo" no mês passado.

A Folha também se destaca no Estado de São Paulo, onde teve circulação média diária (incluindo impresso e digital) de 250,7 mil em maio, ante 227,6 mil de "O Estado de S. Paulo".

A venda nacional diária da Folha cresceu 13,6% em maio em relação ao mesmo mês em 2013. Segundo Murilo Bussab, diretor-executivo de Circulação e Marketing do jornal, a expansão se deve ao aumento do número de assinantes da versão digital do jornal.

Em junho de 2012, a Folha se tornou o primeiro jornal brasileiro a adotar um paywall (muro de pagamento) para o conteúdo digital.

"Esse crescimento mostra que o conteúdo é valorizado por esses leitores que estão se tornando assinantes da versão digital", diz Bussab.

Ele ressalta que o formato digital passou a trazer o conteúdo completo do impresso depois do início da cobrança: "O paywall não é uma simples barreira. Ele permite enriquecer a versão digital".

A circulação digital da Folha chegou a uma média diária de 125 mil em maio, segundo o IVC. A vantagem em relação a "O Globo" nessa plataforma no mês passado era de 13,7% e em comparação a "O Estado de S. Paulo" atingiu 90,3%, ou quase o dobro.

Considerando apenas o Estado de São Paulo, a Folha também lidera na plataforma digital. A vantagem em relação ao "Estado" nessa categoria foi de 35% em maio.

Pedro Martins Silva, presidente-executivo do IVC, destaca que o mercado de jornais impressos brasileiro tem investido no desenvolvimento de plataformas digitais: "A versão digital oferece conveniência maior para uma parte dos leitores por isso tende a continuar se expandindo".

Ele ressalta que a melhoria das conexões de internet tem contribuído para essa tendência, que também ganha fôlego em outros países.

A Folha também tem o site de jornal mais lido do país. Em maio, recebeu um recorde de 25,9 milhões de visitantes, segundo o Adobe Analytics (antiga Omniture), superando os 24,7 milhões registrados em janeiro.

Em média, os leitores da Folha visualizaram 260,1 milhões de páginas em maio.

No Facebook, principal rede social presente no país, a Folha também é líder entre os jornais. Conta com 4,3 milhões de seguidores, número que supera os 3 milhões de "O Globo" e os 2,3 milhões de "O Estado de S. Paulo".

Entre os jornais populares, o "Agora São Paulo", que pertence ao grupo que edita a Folha, é o que mais vende em bancas na cidade de São Paulo. Em maio, teve circulação (incluindo as versões impressa e digital) de 94,2 mil, mais do que o dobro que a marca de 40,3 mil de seu concorrente direto, o "Diário de São Paulo".


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página