Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Aneel perde recurso para tomar usinas do Bertin

Liminar em posse do grupo foi mantida

DE SÃO PAULO

O Grupo Bertin conseguiu manter na Justiça o direito à concessão de seis usinas termelétricas que estão sendo construídas pelo grupo.

A agência nacional de energia (Aneel), que entende que o grupo não tem condições de construir as usinas, já atrasadas, tentava cassar uma liminar detida pela Bertin Energia --braço do grupo responsável pela área.

O recurso foi negado pela Justiça Federal do Distrito Federal. A Aneel afirma que ainda não foi notificada.

A briga jurídica envolve seis usinas, com capacidade de geração de 1.056 megawatts, cerca de 6% do potencial térmico do país.

Leiloadas em 2008, as usinas deveriam ter sido entregues em janeiro de 2013.

Um dos argumentos da Aneel, contido no recurso, é que a Bertin "não demonstra capacidade de efetivamente implantar" as usinas.

Segundo um advogado ligado à Bertin Energia, a Aneel demorou um ano para aprovar um cronograma de execução das usinas, o que dificultou o financiamento bancário e atrasou a entrega.

A liminar exige que a Aneel estabeleça um novo cronograma, o que ainda não foi feito. Exige também que a empresa, a partir de 31 de julho deste ano, reponha a energia contratada no leilão de 2008. O porta-voz do grupo Bertin diz que as usinas ficarão prontas até janeiro de 2015.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página