Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Integração é saída para sobrevivência da pecuária

Apesar das dificuldades atuais da pecuária, "a situação tende a se corrigir", diz José Vicente Ferraz, diretor da Informa Economics FNP.

As perspectivas são muito boas, e o caminho é a busca de um sistema de integração entre pecuária, lavouras e florestas, segundo ele.

É necessário, no entanto, o setor vencer barreiras tradicionais, principalmente na parte de gestão. O ganho patrimonial com as terras tem limites, e é preciso uma boa evolução tecnológica.

Há 25 anos avaliando o agronegócio brasileiro, a FNP coloca neste ano os olhares sobre as vantagens da integração de várias atividades. O Anualpec 2014, publicação que a empresa acaba de lançar, aponta a necessidade de adequação e de transformação da pecuária.

O pecuarista precisa buscar novos caminhos porque, além dos desafios encontrados no campo, o setor vê uma concentração da indústria, que ficou mais poderosa do que a produção do campo.

A saída pela integração e pela busca de várias formas de exploração agrícola e pecuária é importante. "A vantagem vem da sinergia dessas atividades", diz Ferraz.

Essa mudança vai exigir do produtor, no entanto, conhecimentos tanto na produção de grãos como nas atividades pecuárias e florestais.

Além disso, a gestão de um sistema integrado é bem mais complexa do que a de um modelo isolado.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página