Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Análise

Distorção faz busca por financiamento parecer maior

EDUARDO SODRÉ EDITOR-ADJUNTO DE "VEÍCULOS"

Há um desvio que passa despercebido nos dados sobre concessão de crédito no setor automotivo: muitos clientes que têm o financiamento negado não desistem na primeira investida, e tentam aprovação de diferentes formas.

O processo inclui passagens por diversas financeiras, com o auxílio de parentes próximos que "emprestam" o nome na hora de buscar o parcelamento para compra do veículo. A sequência de negativas ajuda a inflar as estatísticas dos bancos.

Como diferentes CPFs são usados na tentativa de comprar um mesmo bem, ocorre uma distorção dos números. Isso gera a impressão de que há mais pessoas interessadas em adquirir um carro por meio de financiamento do que a realidade.

Esse cenário colaborou para o momento atual, em que ocorre redução na procura por crédito para compra de veículos. Há também os que adquiriram carros há alguns anos, quando as restrições para aprovação eram menores, e ainda não quitaram seus financiamentos.

Os consumidores que não vêm conseguindo passar pelo crivo dos bancos acabam desistindo da compra e investindo em outros bens.

É como se o ciclo que começou com o crédito farto há alguns anos se fechasse agora, à espera de novas medidas que estimulem as vendas.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página