Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Como investir em um portfólio de dividendos?

E.O., DE SÃO PAULO (SP)

RESPOSTA DE MICHAEL VIRIATO, PROFESSOR DO INSPER, INSTITUTO DE ENSINO - Investir em um portfólio de ações de empresas pagadoras de dividendos tem se mostrado uma excelente estratégia no passado recente.

De 31/12/2005 a 27/06/2014 o Idiv, índice de dividendos da BM&F Bovespa, rendeu 243% --uma rentabilidade equivalente a 16% ao ano. O Ibovespa, índice que reúne as ações de maior liquidez, rendeu no mesmo período apenas 59% --um retorno de menos de 6% ao ano.

Além da vantagem na rentabilidade anual passada superior a 10%, o Idiv teve no mesmo período uma menor volatilidade que o Ibovespa.

Embora não se possa assumir que essa superioridade irá permanecer, a vantagem da estratégia de dividendos é tentadora o suficiente para não a ignorarmos.

Há três formas de tirar proveito dela. O investidor pode aplicar em fundos de dividendos, fundos de índice negociados em Bolsa (ETF) ou montar seu portfólio de ações de empresas boas pagadoras de dividendos.

As duas primeiras, fundos de dividendos e ETFs, têm a vantagem de eliminarem o trabalho do investidor na seleção das melhores ações para comprar e de serem em geral mais diversificados que um portfólio montado pelo próprio investidor.

Vários investidores têm a ilusão de que, para montar um portfólio de dividendos, basta comprar as ações que pagam mais dividendos. Não é tão simples.

Um exemplo típico dessa armadilha é a ação preferencial da Eletrobras. Embora seja reconhecida como uma das empresas com melhor dividendo do mercado, a ação teve rentabilidade de apenas 13% no mesmo período considerado para os índices --retorno equivalente a 1,5% ao ano.

Para escolher as ações pagadoras de dividendos também devem ser avaliados: rentabilidade da empresa, potencial de crescimento dos lucros, capacidade de elevação dos pagamentos de dividendos e o risco.

Uma alternativa para montar sua carteira da categoria é seguir os portfólios de dividendos recomendados pelas corretoras. Entretanto, deve-se atentar para o custo de negociação de manter um portfólio diversificado.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página