Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Inflação deve bater em teto da meta hoje, prevê mercado

Pelo relatório Focus, IPCA em 12 meses até junho chega a 6,47%; governo espera 6,5%

DE BRASÍLIA

O principal índice de preços ao consumidor do país, o IPCA, que será divulgado nesta terça (8), deve ter encostado em junho no teto da meta de inflação fixada pelo governo para 2014, 6,50%, ou mesmo superado, projetam governo e mercado financeiro.

A mediana de projeções do mercado na pesquisa Focus, do Banco Central, é de um índice de 0,35% em junho e de 6,47% nos 12 meses encerrados no último dia 30. Parte dos analistas, porém, espera inflação de ao menos 0,39% no mês, o que levaria o total em 12 meses para 6,51%.

A previsão do BC é 6,50%.

Na comparação mensal, o índice cai desde abril e deve continuar assim até julho, como ocorre todos os anos. Em maio, ficou em 0,46%.

Em 12 meses, entretanto, a inflação sobe desde janeiro.

O governo avalia que a tendência da inflação é de queda. Superar 6,5% no meio do ano não significa descumprir a meta, que se refere ao IPCA de dezembro. E a previsão, inclusive do mercado, é fechar o ano em 6,46%.

As projeções dos economistas são de inflação acima do teto da meta até fevereiro (exceto em dezembro) e superior a 6% até o fim de 2015.

Apesar disso, os que avaliam que a taxa básica de juros (Selic) ficará nos atuais 11% ao ano nos próximos 12 meses cresceu de 10% para 25%. Cerca de 30% esperam que a taxa esteja em 12% ao ano daqui a 12 meses. (EC)


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página