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Empresas passam a cancelar serviços com mais facilidade

Vivo, Oi e Sky oferecem cancelamento pela internet; no caso da Tim, ainda é necessário falar com um atendente

Possibilidade de deixar de ser cliente sem ter de falar com um operador é uma determinação da Anatel para o setor

DE SÃO PAULO

Várias empresas de telefonia, de TV paga e de internet passaram a oferecer o cancelamento automático de seus serviços, sem necessidade de falar com um atendente, nesta terça-feira (8).

Esse foi o primeiro dia em vigor da nova regulamentação da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) sobre o assunto.

A opção de cancelamento pela internet está disponível nos sites da Vivo, da Oi e da Sky, que oferecem links para esse serviço nas suas páginas. A NET oferece pelo telefone a opção de escolher o cancelamento automático, pressionando no teclado o número indicado.

No caso da Tim, um teste feito pela Folha mostrou a impossibilidade de cancelar uma conta sem falar com um atendente. Foram necessários 20 minutos para conseguir o cancelamento.

OUTRO LADO

Segundo a Tim, as ligações estão sendo repassadas para um atendente temporariamente. Em nota, a empresa disse que tal medida serve para "assegurar a efetividade da solicitação e evitar irregularidades". A Tim afirma ainda que "nos próximos dias, essa validação já será feita de forma automática".

"O trabalho para cumprimento das determinações da Anatel suscitou diversas mudanças relevantes em todos os processos da empresa, envolvendo uma equipe de diversos profissionais internos e fornecedores", diz a nota da empresa.

"A Tim conseguiu entregar os ajustes necessários para cumprir as regras, mesmo contando com um prazo curto para realizar ações de alta complexidade."

No cancelamento automático, o cliente tem um prazo de dois dias para mudar de ideia. A operadora tem o mesmo período para efetuar o cancelamento definitivo

NOVAS REGRAS

Entre as novas regras, está ainda a obrigação de o call center da empresa retornar a ligação ao consumidor, caso a chamada caia.

Além disso, questionamentos sobre cobranças indevidas terão que ser respondidas dentro de até um mês. Se não forem, as faturas devem ser corrigidas.

Outra novidade se refere às promoções criadas pelas empresas. De agora em diante, se elas forem disponibilizadas aos novos clientes, também terão de ser oferecidas aos antigos.


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