Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Isenção de IR beneficia ações de sete empresas

Lista foi divulgada nesta sexta pela CVM

DE SÃO PAULO

Sete companhias listadas na Bolsa passaram a oferecer isenção de IR para ganhos com a valorização de suas ações, dentro do previsto pela MP 651: Brasilagro, CR2 Empreendimentos Imobiliários, General Shopping Brasil, HRT Participações em Petróleo, Nutriplant, Renar Maçãs e Senior Solution.

A isenção visa incentivar pequenas e médias empresas no mercado de capitais. Para estar enquadrada, o faturamento deve ser de até R$ 500 milhões/ano e valor de mercado de até R$ 700 milhões.

O investidor terá direito à isenção de IR sobre ganhos de capital com essas sete e outras empresas que abram seu capital, até 2023.

As ações dessas companhias, no entanto, têm baixo volume de negócios: pode haver maior dificuldade de comprar ou vender seus papéis --a chamada baixa liquidez.

No pregão dessa sexta, por exemplo, a General Shopping teve 13 transações registradas com suas ações, a Renar Maçãs teve 115 negociações, e a HRT, 4.431 --a Petrobras, uma das ações mais líquidas e do mesmo setor da HRT, teve mais de 30 mil negócios com suas ações preferenciais.

A liquidez pode aumentar com outra medida da MP 651: não haverá imposto sobre rendimentos dos fundos de investimento de ações que tiverem 67% de seu patrimônio ao menos em papéis dessas companhias e prazo mínimo de resgate de 180 dias.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página