Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

'Leilão' de termos no Google pode causar prejuízo

DE SÃO PAULO

O Google é uma ferramenta de divulgação útil para a maioria dos empreendedores. Porém os anúncios devem ser feitos com planejamento para serem efetivos e também para não pesarem no orçamento.

O modelo adotado pelo Google e outros serviços de divulgação na internet segue a lógica de um leilão. Na plataforma AdWords, o empresário escolhe a que palavras ou expressões de busca quer que seu anúncio esteja associado --para cada uma há um valor mínimo.

O anunciante, então, faz um lance em dinheiro por aquele termo. Quando alguém faz uma pesquisa, o Google mostra alguns dos anúncios relacionados, em uma ordem que varia com base no valor pago e também na relevância do conteúdo.

O problema é que muitas palavras compradas com frequência têm preços elevados --o montante varia conforme a região, mas chega a R$ 20 por clique, diz Alexandre Suguimoto, presidente da Abradi-SP (associação de agências digitais). Com isso, campanhas que não têm um público específico podem dar um grande prejuízo.

Tarcisio Marchiorato, consultor de marketing da Trajeto Digital, explica que também é possível melhorar a posição das empresas nos buscadores adicionando conteúdo ao site, como textos, fotos e vídeos --isso melhora os resultados chamados orgânicos, gratuitos.

Mas demora mais para que essa estratégia comece a mostrar resultado: em geral, são seis meses. (FO)


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página