Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Vaivém das Commodities

MAURO ZAFALON mauro.zafalon@uol.com.br

Integração traz vantagens ao produtor de MT

Os primeiros resultados da integração lavoura, pecuária e florestas se mostram positivos para boa parte dos produtores que adotaram essa diversificação.

Acompanhamento da Famato (federação de MT), Imea (Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária), Senar (voltada para a qualificação dos produtores) e Embrapa em dez unidades de referência tecnológica em integração de Mato Grosso mostrou que, em alguns casos, a receita líquida atingiu R$ 2.500 por hectare.

O acompanhamento, que durou um ano, mostrou também que muita coisa precisa ser feita e aprendida.

Alguns dos pontos principais do programa, no entanto, são o aproveitamento melhor da terra e a possibilidade de haver até três diferentes safras, quando se faz a integração, diz Otávio Celidonio, superintende do Imea.

"Cada caso é um caso e o produtor vai aprendendo", diz ele, que aponta, por exemplo, que a integração com floresta não é tão viável quando o solo tem grande potencial de produtividade.

Já nos solos arenosos há um potencial maior para a integração com florestas e com boa possibilidade de agregação de valor. Na fazenda onde o lucro atingiu R$ 2.500 por hectare, a diversificação foi composta por 80% de área de soja e 20% de pecuária.

Celidonio diz que o importante nessa integração é a diversificação de culturas e a mitigação dos riscos.

O cenário neste momento é de perda de preços para soja e milho, mas de recuperação nos preços da pecuária. A diversificação faz com que o produtor dilua os riscos.

O Imea vai colocar à disposição dos produtores as planilhas da pesquisa para que avaliem as melhores opções.

MONSANTO 1 Em relação às informações da Abiove (Associação Brasileira de Indústrias de Óleos Vegetais) divulgadas na quarta (16), a Monsanto diz que está confiante de que será encontrada a melhor solução em favor de produtores de soja brasileiros.

MONSANTO 2 Abiove e Monsanto têm desentendimentos com relação à cobrança de royalty na hora da entrega da nova soja, a Intacta RR2.

RESPONSABILIDADE As indústrias não querem assumir a responsabilidade pela cobrança do pagamento de royalty dos produtores de soja que utilizaram semente com tecnologia da Monsanto, mas não pagaram esse valor à empresa.

NOVA TECNOLOGIA A Bayer CropScience coloca no mercado a terceira geração de tecnologia em sementes de algodão. Há a integração de três tecnologias, segundo a empresa.

Crise Rússia-Ucrânia pode afetar oferta de cereais

Um aprofundamento da crise entre Rússia e Ucrânia afetará o mercado de trigo e de milho, segundo o Iica (Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura).

No grupo dos dez principais exportadores mundiais de cereais, a Rússia foi o quinto maior exportador de trigo em 2012 e a Ucrânia ocupou a sétima posição.

No caso do milho, a Ucrânia tem a quarta posição no mercado mundial, enquanto a Rússia foi a nona.

Juntos, os dois países representam 13% do comércio mundial de milho e 14% do de trigo, segundo a Iica. A situação ainda não está tão complicada porque os portos funcionam bem. Se a crise gerar algum impacto nos 13 portos da Ucrânia e nos cinco da Crimeia, a saída de cereais será prejudicada.

Neste caso, os países do continente americano sofrerão o impacto da crise, principalmente devido a uma alta de preços, aponta o Iica.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página