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Mercado/Tec

iPad perde força, mas venda global de tablet cresce 11% no 2º tri

Marcas pequenas, e não gigantes como Apple e Samsung, puxaram expansão no período

DE SÃO PAULO

As vendas globais de tablets subiram 11% no segundo trimestre de 2014 em relação ao mesmo período do ano anterior, reduzindo as dúvidas sobre o futuro do aparelho, estimuladas depois que houve queda nas vendas do iPad, da Apple, no período.

Os principais beneficiados pelo aumento, no entanto, não foram as empresas consolidadas como a Apple e a sul-coreana Samsung, mas, sim, pequenos fabricantes e a chinesa Lenovo.

A fatia dos pequenos fabricantes passou de 37% do mercado mundial no segundo trimestre do ano para 44% no mesmo período deste ano. A Lenovo, que tinha 3,3%, agora conta com 4,9%, segundo estudo da consultoria IDC.

A Apple, por sua vez, continua líder, mas sua participação foi reduzida a 26,9% entre abril e junho, ante 33% um ano antes. Vice-líder, a Samsung também perdeu espaço no mercado mundial, de 18,8% para 17,2%.

"Até pouco tempo, Apple e, em menor medida, Samsung, tinham se situado à frente do mercado, quase sem sofrer impactos por parte dos concorrentes. Agora vemos como os rivais menores estão crescendo e as porções se nivelam à medida que o mercado entra em uma nova fase", afirmou o analista da IDC Jitesh Ubrani.


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